As chuvas fortes e frequentes de outubro e novembro deram trégua nos primeiros dias de dezembro. Com a diminuição, as as águas de alguns rios que registraram transbordo nos últimos dias já cederam
No Miranda, a régua registrou 728 centímetros acima do nível mínimo do leito no dia 9, sexta-feira, o que forçou várias famílias a abandonarem suas casas. No sábado o nível já havia baixado para 718 centímetros e às 7h desta segunda-feira marcava 709 centímetros. Ainda se mantém a situação de emergência emitida pela Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), mas é provável que nas próximas horas o leito do rio já recue para seu traçado normal.
O último mês ano choveu menos que no mesmo período do ano passado e também em relação ao mês anterior, conforme dados do Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS).
Nos dez primeiros dias de dezembro choveu menos em 15 dos 27 locais monitorados pelo Cemtec, em comparação com o início de dezembro do ano passado. Mas o que chama a atenção é para o volume registrado: em Amambai, por exemplo, foram 160,4 milímetros em dezembro de 2016 contra apenas 33,2 milímetros neste ano.
Com relação a novembro, o índice pluviométrico de dezembro também é inferior em 19 dos 27 locais de monitoramento. Em Campo Grande o acumulado do mês de novembro somou 315,8 milímetros de chuvas, quando o esperado era 206,5 milímetros. Ou seja, 52% acima da previsão. Com relação ao acumulado do ano passado a diferença foi ainda mais significativa. Em novembro de 2016 choveu 68,8 milímetros na Capital do Estado, cinco vezes menos do que no mesmo período deste ano.
A temperatura também caiu em 17 dos 26 municípios monitorados pelo Cemtec. As temperaturas estão em média 0,5°C mais baixas em dezembro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a coordenadora técnica do Cemtec, Franciane Rodrigues, a quantidade de nuvens acabam agindo como um filtro, impedindo a incidência direta dos raios solares e influenciando nos termômetros para baixo. Consequentemente, apesar da nebulosidade, a temperatura mais baixa impede a formação de nuvens de chuva. Essa combinação criou um início de dezembro ameno e menos úmido.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

'Rapidinha' de R$ 100 termina em calote e agressão contra mulher em Maracaju

Polícia Militar atende ocorrência de cão vítima de escalpelamento em Nova Alvorada do Sul

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

Carro funerário de Bandeirantes é flagrado transportando cocaína no DF

Mais uma vez acumulada, Mega-Sena chega a incríveis R$ 102 milhões

Tentativa de homicídio em Campo Grande 'rende' pena de 3 anos em regime aberto





