Menu
Menu
Busca terça, 16 de dezembro de 2025
Financial Lançamento
Geral

Em evento internacional, Uems vai debater a Rota Latina Americana

22 outubro 2017 - 14h17Da redação com Assessoria
Dr Canela

Dias 23, 24 e 25 de outubro a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) sediam, em Campo Grande, o I Seminário da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana, em que estarão presentes representantes da Argentina, do Brasil, do Chile e do Paraguai. O Seminário visa discutir os “Desafios Sociais, Turísticos, Econômicos e Potencialidades Acadêmicas” relativas ao Corredor Bioceânico Rodoviário que tem como objetivo ligar o Mato Grosso do Sul aos portos do Chile.

A abertura será no dia 23, às 13h30 no auditório da Uems. Nesta ocasião estarão presentes autoridades como embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica, o ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkinson de Castro, senadores, deputados, entre outros. Ainda no dia 23 ocorrerão duas mesas: O Corredor Bioceânico Rodoviário: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai (às 15h30); e Cooperação Acadêmica na Rota Universitária Bioceânica: Ensaios de Internacionalização e Mobilidade Acadêmica (às 19h30).

“A Rede Universitária da Rota Biocânica” será tema da primeira palestra do dia 24; e logo após professores Representantes das Instituições de Ensino Superior da Argentina, Brasil, Chile e Paraguai falarão sobre “Identificando Realidades da Rota Bioceânica: Argentina, Brasil, Chile e Paraguai”.

Na UCDB também ocorrerá nos dias 24 e 25, programações do Seminário. Às 19h, do dia 24, acontecerá a abertura oficial do “IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão “Saberes em Ação UCDB”.

No dia 25, a partir das 8h, a discussão será sobre a “Cooperação Acadêmica na Rota Universitária Bioceânica”. No período vespertino serão feitas propostas de trabalho da Rede de Universidades para a Rota Bioceânica (Plano de Cooperação Universitária – Intervenções Comunitárias e Produções Científicas) e a eleição da 2ª Coordenação da Rede Universitária Bioceânica 2018/2 e 2019/02.

Entre os debatedores que participarão do evento estão dez pesquisadores de universidades conveniadas a Uems, durante a viagem que percorreu da Rota Bioceânica, em Agosto de 2017. Serão dois pesquisadores da Universidade Nacional de Jujuy, dois da Universidade Nacional de Salta, ambas da Argentina. Mais dois pesquisadores da Universidade de Antofagasta e dois a Universidade Católica do Norte, ambas do Chile. E dois pesquisadores da Universidade Nacional de Assunção, do Paraguai. A caravana de pesquisadores participara dos debates e conhecerá pontos turísticos de Campo Grande.

Ação do Crie

São organizadores do evento: a Rota de Integração Latino-Americana (Rila), o Conselho de Reitores de Mato Grosso do Sul (Crie-MS), o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Ministério das Relações Exteriores. Coordenada pelo Crie-MS (em que fazem parte a UEMS, UFGD, UFMS, Uniderp, UCDB e IFMS), a Rede Universitária promove a integração das pesquisas sobre o impacto da Rota Bioceânica que liga MS ao oceano pacífico.

Para o Reitor da Uems e presidente do Crie-MS, Fábio Edir dos Santos Costa, o Conselho, reforça o trabalho em conjunto entre as Instituições de Ensino Superior. “A primeira ação conjunta das Universidades foram os estudos da RILA (Rota de Integração Latino Americana), que ocorrem junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). E este I Seminário é importante para discutirmos sobre os desafios e potencialidades diagnosticados”, comentou o reitor a Uems.

A programação completa e mais informações sobre o I Seminário da Rede Universitária da Rota de Integração Latino-Americana estão no site do evento. As inscrições serão realizadas antes de cada mesa de debates, com a certificação de 5h. O evento é gratuito e aberto a toda a população.

Reportar Erro
Dr Canela
Energisa Michel Telo - Dez/25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Polícia Federal esteve cedo nas ruas de Corumbá
Polícia
Operação investiga vazamento de dados ao Comando Vermelho e desembargador é preso
Blitz da PRF -
Justiça
STF julga acusados de articular uso da PRF para dificultar o voto nas eleições de 2022
ÔNIBUS SEGUEM NAS GARAGENS -
Cidade
Greve dos motoristas em Campo Grande ganha apoio popular e decisão da Justiça é criticada
TJ mantém preso acusado de tentativa de homicídio que estava foragido desde 1997
Justiça
TJ mantém preso acusado de tentativa de homicídio que estava foragido desde 1997
Policial civil foi expulso -
Justiça
Justiça mantém condenação de ex-policial civil acusado de corrupção em MS
Condenado por homicídios -
Justiça
Condenado a 40 anos por matar ex-mulher e ex-sogro tenta reduzir pena no STJ
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/12/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/12/2025
No Mato Grosso do Sul, o Hospital de Amor possui unidades em Campo Grande e Nova Andradina
Geral
Leilão Direito de Viver arrecada R$ 2 milhões para o Hospital de Amor
Daniel Moreti não resistiu ao período de internação
Geral
Família e amigos se despedem de Daniel Moreti após acidente fatal: 'céu ganhou mais um anjo'
Para aderir ao programa, os interessados devem preencher um requerimento de adesão e protocolar o documento até o dia 23 de dezembro
Geral
Procon-MS oferece até 45% de desconto para quitação de multas administrativas

Mais Lidas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Caso foi na Escola Estadual José Mamede de Aquino -
Polícia
Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande
Promessa do sindicato é nem chegar motoristas aos terminais
Cidade
Sindicato confirma greve de ônibus na segunda-feira na Capital
Justiça determinou retorno do transporte
Cidade
Liminar determina retorno de 70% do efetivo dos motoristas em Campo Grande