O Pátio Central Shopping, no centro de Campo Grande, recebe exposição de equipamentos da Energisa, a partir desta sexta-feira (24), que ensinam sobre energia elétrica. Famílias que passearem pelo centro podem conferir os experimentos físicos do Espaço Energia até o dia 2 de fevereiro, das 8h às 19h.
Pensando no período de férias escolares, a Energisa está com o Espaço Energia itinerante nos shoppings, com o intuito de disseminar, de maneira divertida e gratuita, conhecimentos sobre a eletricidade. A proposta é criativa e puramente interativa, proporcionando uma imersão sobre o assunto, trazendo muitas curiosidades e informações através de maquetes educativas e simuladores de realidade virtual juntamente com monitores à disposição para explicar com mais detalhes como funciona cada equipamento.
O Pátio Central Shopping fica na Rua Cândido Mariano, 1.380, Centro, em Campo Grande. Há entradas pelas Ruas 14 de julho e Dom Aquino.
No Espaço Energia os equipamentos expostos são:
Bicicleta geradora de energia com realidade virtual 3D: o simulador propõe um tour diferente pelas ruas e avenidas de Campo Grande, durante o percurso é possível enxergar como é distribuída a energia elétrica desde o poste de luz até o cabeamento que chega às residências.
Princípio da pilha: com esse equipamento é possível medir a corrente elétrica que cada pessoa conduz no momento da medição como se fosse uma pilha humana. As duas placas de metais diferentes fecham o circuito, realizando a medição da corrente corporal. É umas das atrações que mais chamam a atenção do espaço.
Gerador de Van der Graaff: é o experimento queridinho das crianças e adolescentes, que deixa todo mundo de cabelo em pé. Como o aparelho está isolado da terra, acaba sendo eletrizado com cargas da mesma polaridade e que, consequentemente, se repetem, fazendo os cabelos da cabeça levitar.
Comparador de consumo de lâmpadas: é possível comparar o consumo de energia elétrica entre as lâmpadas incandescente, fluorescentes compactas e as de LED - considerada a mais econômica.
Máquina de Wimshurst: pertence a uma classe de Máquinas Eletrostáticas de alta tensão. A ideia desse experimento, cheio de engrenagens, é mostrar a geração de cargas elétricas por meio do fenômeno da indução eletrostática, muito utilizado nos laboratórios de físicas por todo o mundo.
Globo de plasma: visualiza as cargas de energia elétrica no quarto estado físico da matéria. Tudo acontece com a união do gás de argônio com a bobina de alta tensão. Como o corpo humano é um condutor de energia elétrica, ao tocar o globo de plasma, que é transparente, é possível que a energia elétrica formada acompanhe o toque humano.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Dupla pega 40 anos de prisão por matar mulher brutalmente em Campo Grande

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 55 milhões nesta terça

Força Tática desmantela esquema de 'disk drogas' em Campo Grande e prende três

Desembargadores do TJMS mantêm tornozeleira em delegado investigado por corrupção

MPMS lança na COP15 ferramenta para mapear e reduzir atropelamentos de animais

Criminalizar jornalistas é erro jurÃdico e ameaça à democracia, diz presidente da OAB-RJ

Homens que mataram mulher queimada em Campo Grande vão a júri popular

GAECO do RJ cumpre mandados em Campo Grande em investigação contra bicheiro

Gravação de incêndio em usina de Nova Alvorada do Sul termina em justa causa

Os experimentos fÃsicos do Espaço Energia vão até o dia 2 de fevereiro (Divulgação)



