Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Fábrica de proteínas de soja é inaugurada em MS

O presidente da Fiems falou do assunto durante a inauguração da fábrica de proteínas de soja da ADM

09 junho 2018 - 12h34Da redação
Na última sexta-feira (8), durante cerimônia de inauguração da fábrica de proteínas de soja da ADM (Archer Daniels Midland Company), no Núcleo Industrial Indubrasil, em Campo Grande (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, reforçou a importância da política de incentivos fiscais de Mato Grosso do Sul para a atração de novos empreendimentos para o estado, que foi elaborada com apoio da Federação.
 
“Com apoio e sugestões da Fiems, o governo do estado hoje oferece uma política de benefícios fiscais muita arrojada, que nos deixa bastante à vontade para apresentar Mato Grosso do Sul a empresários de fora para que aqui se instalem. A ADM é um exemplo de indústria que veio para o estado graças à concessão de benefícios fiscais e, agora, com essa expansão de suas atividades, também devido aos incentivos do governo, vai agregar valor à soja sul-mato-grossense, fabricando proteína dessa oleaginosa para atender a indústria de alimentos nacional e internacional”, afirmou Longen.
 
O empreendimento, segundo o governo do estado, contou com contratação de R$ 274 milhões feita pela ADM junto ao Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), a primeira concretizada para Mato Grosso do Sul. A indústria já operava na Capital no processamento de soja e produção de óleo do grão e, com o funcionamento da nova fábrica, o Estado passará a ter a maior indústria de proteínas de soja da América Latina.
 
Ao todo são 25 mil m², onde funcionará a unidade de produção de proteína de soja isolada e texturizada para fabricação de alimentos naturais e funcionais, hambúrgueres, salsichas, nuggets, cereais, sucos, entre outros produtos da indústria alimentícia e de bebidas. A nova unidade da ADM gerou 140 novos postos de trabalho e já opera com quase 100% da capacidade, que é de 50 mil toneladas de proteína de soja por ano.
 
Segundo o presidente da ADM América do Sul, Domingo Lastra, a proteína de soja fabricada em Mato Grosso do Sul servirá de base para a indústria alimentícia mundial. “Vamos exportar 30% do produto, com foco nos países da América Latina, mas também da África do Sul, Arábia Saudita e Grécia. Os outros 70% vão ficar no Brasil, um mercado que cresce constantemente”, disse. O presidente da ADM Nutrition na América Latina, Roberto Ciciliano, acrescentou que a alimentação funcional cresce cada vez mais. “A busca por produtos mais saudáveis é crescente e, por isso, estamos em busca de produtos inovadores e que sejam bem aceitos por este público”, comentou.
 
O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, destacou que a nova planta agrega valor à principal commodities do Estado: a soja. “O Estado tem, juntamente com a Fiems, a clareza de que só crescemos a medida de que mais indústrias investem aqui, mais empregos e riquezas são geradas aqui”, acrescentou.
 
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Corrêa, presidente da Comissão de Indústria, Turismo e Comércio da Casa de Leis, também destacou a contribuição da bancada estadual para o desenvolvimento da industrial local. “A Assembleia Legislativa apoia um fundo de apoio a indústria, possibilitou o acesso aqui asfaltado e aprovou a doação do terreno para a expansão, que foi doado pelo Estado. Esta fábrica é de suma importância para a cadeia da soja, nós estávamos produzindo só o grão e agora processamos e geramos proteína de primeira qualidade usados para o alimento do mundo inteiro”, disse. 
 
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, também destacou o papel do Executivo municipal, que, por meio do Prodes (Programa de Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande), também incentiva a instalação de empreendimentos. “Estivemos várias vezes reunidos com o presidente da Fiems, Sergio Longen, que sempre nos acolheu e recepcionou, e encontramos um bom termo para melhoria do estado e da nossa cidade”, reforçou. 
 
Repercussão
 
O diretor-corporativo do Sistema Fiems, Cláudio Jacinto Alves, comentou a atuação da Federação para a atração de novas indústrias e investimentos para o Estado. “A Fiems tem como uma das suas bandeiras de atuação a busca pela expansão da concessão de incentivos fiscais e a liberação de recursos junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), para fomentar o crescimento do estado e a geração de emprego e renda”, garantiu.
 
O Senai, por exemplo, pode atender à empresa por meio do Instituto Senai de Tecnologia Alimentos (IST Alimentos), localizado em Dourados, avaliou o diretor-regional Rodolpho Mangialardo. Os laboratórios do instituto elaboram pesquisas e produtos inovadores na área de alimentos. “Temos um trabalho forte, que inclusive já é realizado junto à ADM e, com essa expansão, temos a possibilidade de desenvolver novas tecnologias para dar suporte em diversas áreas”, pontuou.
 
Também na linha de inovações e soluções para ampliar a competitividade da indústria, o superintendente regional do Sesi, Bergson Amarilla, citou os serviços do recém-inaugurado Centro de Inovação do Sesi, localizado na Capital, para atender as demandas da ADM. “O Centro de Inovação passa a ser um parceiro da ADM na composição de serviços inovadores na área de saúde e segurança do trabalho e outros projetos que venham a convergir com essa expansão da fábrica”, salientou sobre o espaço, cuja linha de atuação são os Sistemas de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho. 
 
Superintendente do IEL, José Fernando Amaral também destacou o papel do instituto para auxiliar a ADM e outras empresas do Estado. “O IEL tem estagiários aqui na ADM e estamos sempre presentes quando somos solicitados pelas empresas”, pontuou.
 
 “Trocamos Impostos por empregos”
 
O governador Reinaldo Azambuja reforçou que a expansão da ADM é fruto das políticas de incentivos do estado. “Trocamos impostos por emprego. Você fortalece a economia local e principalmente gera oportunidades de agregar valor as matérias primas produzidas no estado. Tivemos maturidade para, junto da Fiems e Assembleia Legislativa, construir a melhor política de incentivos fiscais do Brasil, uma política clara e transparente, e de um resultado totalmente eficaz, que fez o estado ser um dos que mais gerou empregos, 12 mil somente no cadeamento do setor industrial”, exemplificou. 
 
“Essa nova unidade é de extrema importância porque vai agregar valor a matéria prima que já é produzida aqui em Mato Grosso do Sul”, concluiu.
 

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
Geral
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Geral
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Droga apreendida e dinheiro -
Polícia
Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande
3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande
Geral
3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande
OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado
Justiça
OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica