Menu
Menu
Busca sexta, 30 de janeiro de 2026
Geral

Fiação elétrica subterrânea é mais segura, diz engenheiro do Reviva Centro

Projeto dará modernização ao centro da Capital

16 maio 2018 - 11h58Karina Campos

Lançado oficialmente nesta quarta-feira (15), o projeto do Reviva Centro já está aguçando a expectativa dos campo-grandenses. O engenheiro elétrico, Airton Faria Vargas, responsável pelo plano de elaboração da fiação elétrica subterrânea ressalta que além de mais segura, a galeria está preparada para qualquer contratempo por conta dos equipamentos de drenagem.

Vargas se formou na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), mas além de ter nascido em Campo Grande, na infância morou na rua 14 de Julho e diz ter orgulho de arquitetar algo tão moderno para a cidade do coração. O plano foi projetado para facilitar a vida dos pedestres, comerciantes e condutores. 

“Eu nasci na 14 [de Julho], olha que interessante, poder projetar algo para a minha cidade. O projeto foi considerado para que não haja contratempos. A gente fez o projeto para facilitar a passagem do usuário da rua, e também a vida dos comerciantes. O beneficio futuro será usufruído por todos, com maior venda e resultado do seu comercio”. 

O centro da Capital irá ganhar uma cara nova com obras previstas para 22 meses. Toda modernidade de cidades grandes será implantada, e segundo o engenheiro tudo será harmonioso.

Manutenção é facilitada

“Não terá nada aéreo, a não ser os postes de iluminação que serão trocados para lâmpadas de LED. Foi projetado considerando água, esgoto, drenagem e inclusive gás natural. A manutenção ficará a cargo da Energisa, que terá que fazer a programação de manutenção. Para se ter uma ideia, a rede subterrânea de energia exige menos manutenção que a rede aérea. Pode molhar, encher, porque foi totalmente concebida para ser submersível. A maior enchente que der na rua, as câmaras que são transformadores do subsolo. Foi concebida com uma tecnologia moderna aplicada em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Nova York, a mesma será aqui”, disse. 

O projeto foi tirado do papel após estar engavetado há 10 anos. As interdições começam na Avenida Fernando Corrêa da Costa com a Rua 14 de Julho e segue até a Avenida Mato Grosso, logo adjacentes à Rua 14 de Julho, inseridas no quadrilátero que compreende as ruas Calógeras, Padre João Crippa, Fernando Corrêa da Costa e Mato Grosso. Todas receberão melhoria na infraestrutura, acessibilidade dos passeios públicos, arborização, iluminação e sinalização.

Exemplo de como a fiação ficará:


Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Senado Federal - Foto: Andressa Anholete
Política
Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta
Agência dos Correios
Justiça
Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias
Instituto Mirim de Campo Grande - Foto: Reprodução / PREFCG
Cidade
Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes
Imagem Ilustrativa
Interior
Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável
Fiscal do Ministério do Trabalho - Divulgação / MTE
Brasil
Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Justiça
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Caso aconteceu durante a madrugada
Justiça
Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão
Menina sofria violência sexual -
Interior
TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema
Marcos Marcello Trad -
Justiça
Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público
Caso aconteceu durante a madrugada
Justiça
Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

Mais Lidas

Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Carro desviou de buraco e atingiu o motociclista
Trânsito
AGORA: Motorista desvia de buraco, atinge moto e mata motociclista no Jardim Seminário
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste