Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande realizaram na manhã desta sexta-feira (20), Audiência Pública para discutir a situação das Aldeias Urbanas de Campo Grande. A reunião foi convocada pela Mesa Diretora.
De acordo com o Cacique Nito Nelson da aldeia urbana Água Bonita o Dia do Índio não há nada para se comemorar. “O dia 19 é comemorado em todos os lugares, mas eu não aceito essa comemoração, porque não temos vitórias até agora, as demarcações de terras estão paradas, nós também somos produtores, não temos mais mato para coletar”, lamentou.
Evanise Terena em seu discurso afirmou que as mulheres indígenas sofrem caladas. “Nós não temos nada para comemorar, dia 19 é dia de reflexão. Temos um problema sério, as mulheres estão sofrendo caladas, fico triste com isso, as mulheres indígenas estão sendo perseguidas”, disse.
A vereadora Enfermeira Cida assegurou a necessidade de políticas públicas efetivas. “Fico triste em ouvir que mulheres estão sofrendo, essas mulheres estão sendo oprimidas por homens indígenas, brancos e negros, precisamos ver a nossa paridade, chega de fingir que estamos fazendo políticas públicas afirmativas, está faltando políticas públicas efetivas, estou aqui à disposição de vocês”, discorreu.
“Sou formado por cota indígena, sou professor de biologia, biólogo terena, não podemos abaixar a nossa cabeça para as nossas dificuldades, se caminharmos juntos vamos conseguir o que queremos”, reconheceu o índio terena Genivaldo.
Por fim, o proponente da Audiência, Chiquinho Telles defendeu a importância do debate para avançar nas políticas públicas voltadas para os indígenas. “A Audiência serviu para alavancarmos em políticas públicas voltadas para o povo indígena, todas as lideranças podem procurar a casa, essa Casa de Leis está sempre à disposição”, finalizou.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável

Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão

TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

'Rapidinha' de R$ 100 termina em calote e agressão contra mulher em Maracaju

Polícia Militar atende ocorrência de cão vítima de escalpelamento em Nova Alvorada do Sul

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

Carro funerário de Bandeirantes é flagrado transportando cocaína no DF





