Menu
Menu
Busca sexta, 30 de janeiro de 2026
Geral

Longen recebe embaixador coreano

Reunião discutiu incremento da cooperação econômica entre Mato Grosso do Sul e Coreia

05 agosto 2017 - 08h52Da redação

 

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu na última quarta-feira (2), o embaixador da República da Coreia do Sul no Brasil, Jeong-gwan Lee. No encontro, os dois discutiram sobre a possibilidade de incremento da cooperação econômica entre Mato Grosso do Sul e o país asiático.

“A Coreia do Sul busca um acordo de livre comércio com Brasil e com os outros países do Mercosul e, nesse sentido, tem visitado vários Estados e indo às federações da indústria e também da agricultura e pecuária para buscar o apoio do setor produtivo para avançar nesse sentido. Eu entendo como um avanço importante para alguns setores da nossa economia essa possibilidade”, disse Sérgio Longen.

Ele acrescenta que, na atual situação econômica em que se encontra, o Brasil não pode abrir mão de investimentos. “Não podemos imaginar uma coisa nesse sentido. Precisando de investimentos e não podemos descartar as oportunidades que os coreanos estão nos oferecendo. Eles querem comprar e querem investir aqui, seja em logística, seja em obras de infraestrutura, e nós não podemos descartar essas oportunidades que surgem e, por isso, precisamos agora sentar, discutir e avançar nesses projetos”, reforçou.

O presidente da Fiems informa que já existe um protocolo na CNI (Confederação Nacional da Indústria) sobre o pleito da República da Coreia do Sul. “Vou levantar o posicionamento da CNI a respeito desse assunto e, na semana de 21 a 25 de agosto, quando o presidente Robson Braga receberá o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, buscarei um posicionamento do país vizinho sobre esse acordo. Depois disso, vou tentar uma agenda com o embaixador na CNI para definir uma pauta dos interesses do Estado com a Coreia, talvez criar uma janela de oportunidades nas exportações de produtos sul-mato-grossenses e também a possibilidade de os coreanos investirem aqui em alguns setores”, detalhou.

Já o embaixador Jeong-gwan Lee reforça que, no futuro, as relações comerciais entre a República da Coreia do Sul e o Estado só tendem a melhorar consideravelmente. “Tive uma conversa bastante frutífera com o presidente da Fiems e nesse sentido e também aproveitei a reunião para reforçar as tratativas que estão acontecendo hoje entre os governos da Coreia do Sul e do Brasil, incluindo o Mercosul, em relação aos tratados de livre comércio”, explicou.

Jeong-gwan Lee destaca que há uma conversação entre os dois países e acredita que, tão logo as negociações sobre acordos de livre comércio possam ser oficializados, certamente o comércio entre Mato Grosso do Sul e a Coreia vai aumentar. “Hoje, a República da Coreia do Sul é uma boa importadora de produtos agropecuários do Estado e essa relação comercial já existente vai ajudar a fortalecer ainda mais os negócios entre as duas partes”, ressaltou.

O embaixador da Coreia do Sul no Brasil pontua também que se reuniu mais cedo com o governador Reinaldo Azambuja para conhecer mais sobre as potencialidades de Mato Grosso do Sul para o setor privado coreano. O ponto principal da conversa foi o fornecimento de gêneros alimentícios ao país asiático e, de acordo com Jeong-gwan Lee, a segurança alimentar é uma das grandes necessidades de seu país. “Dependemos da importação de produtos alimentares”, comentou.

O governador destacou que Mato Grosso do Sul tem condições de suprir essa demanda. “Mato Grosso do Sul recebeu nesses dois anos e meio muitos investimentos privados. Mesmo nessa retração da economia brasileira, nós tivemos PIB [Produto Interno Bruto] positivo”, disse, enfatizando também a pujança da produção agropecuária e a expectativa de crescimento da economia do Estado para as próximas décadas, como fatores promissores para atrair investimentos.

Também foi tratada a possibilidade de parceria entre a Coreia e o Estado para grandes obras de infraestrutura, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), como obras rodoviárias e ferroviárias para atender o setor logístico. O embaixador também pediu o apoio do governador no sentido de reforçar as tratativas junto ao Governo Federal para abertura do mercado brasileiro às empresas coreanas – o que já vem sendo discutido no âmbito nacional.

 

 

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Detran-MS alerta para golpe envolvendo o novo CNH do Brasil
Geral
Detran-MS alerta para golpe envolvendo o novo CNH do Brasil
Em todo o Estado, são ofertadas 2.842 vagas por dia, sendo 1.000 diárias somente na Capital
Geral
Novo RG: Campo Grande tem 1 mil vagas diárias para emissão da identidade nacional
Senado Federal - Foto: Andressa Anholete
Política
Congresso Nacional retoma trabalhos em fevereiro com 73 vetos de Lula na pauta
Agência dos Correios
Justiça
Gerente dos Correios é preso em flagrante por furto de mercadorias
Instituto Mirim de Campo Grande - Foto: Reprodução / PREFCG
Cidade
Adriane Lopes corta 220 vagas do Instituto Mirim e reduz inclusão de adolescentes
Imagem Ilustrativa
Interior
Justiça de Paranaíba condena homem a 23 anos de prisão por estupro de vulnerável
Fiscal do Ministério do Trabalho - Divulgação / MTE
Brasil
Trabalho escravo e tráfico de pessoas fazem Justiça registrar alta histórica em 2025
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Justiça
TJMS revoga prisão de investigado por suposto estupro de vulnerável
Caso aconteceu durante a madrugada
Justiça
Acusado de homicídio por espancamento em Campo Grande é condenado a 10 anos de prisão
Menina sofria violência sexual -
Interior
TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Mais Lidas

Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Carro desviou de buraco e atingiu o motociclista
Trânsito
AGORA: Motorista desvia de buraco, atinge moto e mata motociclista no Jardim Seminário
Foto: Ilustrativa / MrDm / Freepik
Comportamento
Pesquisa aponta que mulheres preferem homens com pênis maiores
Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata