Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Longen recebe embaixador coreano

Reunião discutiu incremento da cooperação econômica entre Mato Grosso do Sul e Coreia

05 agosto 2017 - 08h52Da redação

 

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu na última quarta-feira (2), o embaixador da República da Coreia do Sul no Brasil, Jeong-gwan Lee. No encontro, os dois discutiram sobre a possibilidade de incremento da cooperação econômica entre Mato Grosso do Sul e o país asiático.

“A Coreia do Sul busca um acordo de livre comércio com Brasil e com os outros países do Mercosul e, nesse sentido, tem visitado vários Estados e indo às federações da indústria e também da agricultura e pecuária para buscar o apoio do setor produtivo para avançar nesse sentido. Eu entendo como um avanço importante para alguns setores da nossa economia essa possibilidade”, disse Sérgio Longen.

Ele acrescenta que, na atual situação econômica em que se encontra, o Brasil não pode abrir mão de investimentos. “Não podemos imaginar uma coisa nesse sentido. Precisando de investimentos e não podemos descartar as oportunidades que os coreanos estão nos oferecendo. Eles querem comprar e querem investir aqui, seja em logística, seja em obras de infraestrutura, e nós não podemos descartar essas oportunidades que surgem e, por isso, precisamos agora sentar, discutir e avançar nesses projetos”, reforçou.

O presidente da Fiems informa que já existe um protocolo na CNI (Confederação Nacional da Indústria) sobre o pleito da República da Coreia do Sul. “Vou levantar o posicionamento da CNI a respeito desse assunto e, na semana de 21 a 25 de agosto, quando o presidente Robson Braga receberá o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, buscarei um posicionamento do país vizinho sobre esse acordo. Depois disso, vou tentar uma agenda com o embaixador na CNI para definir uma pauta dos interesses do Estado com a Coreia, talvez criar uma janela de oportunidades nas exportações de produtos sul-mato-grossenses e também a possibilidade de os coreanos investirem aqui em alguns setores”, detalhou.

Já o embaixador Jeong-gwan Lee reforça que, no futuro, as relações comerciais entre a República da Coreia do Sul e o Estado só tendem a melhorar consideravelmente. “Tive uma conversa bastante frutífera com o presidente da Fiems e nesse sentido e também aproveitei a reunião para reforçar as tratativas que estão acontecendo hoje entre os governos da Coreia do Sul e do Brasil, incluindo o Mercosul, em relação aos tratados de livre comércio”, explicou.

Jeong-gwan Lee destaca que há uma conversação entre os dois países e acredita que, tão logo as negociações sobre acordos de livre comércio possam ser oficializados, certamente o comércio entre Mato Grosso do Sul e a Coreia vai aumentar. “Hoje, a República da Coreia do Sul é uma boa importadora de produtos agropecuários do Estado e essa relação comercial já existente vai ajudar a fortalecer ainda mais os negócios entre as duas partes”, ressaltou.

O embaixador da Coreia do Sul no Brasil pontua também que se reuniu mais cedo com o governador Reinaldo Azambuja para conhecer mais sobre as potencialidades de Mato Grosso do Sul para o setor privado coreano. O ponto principal da conversa foi o fornecimento de gêneros alimentícios ao país asiático e, de acordo com Jeong-gwan Lee, a segurança alimentar é uma das grandes necessidades de seu país. “Dependemos da importação de produtos alimentares”, comentou.

O governador destacou que Mato Grosso do Sul tem condições de suprir essa demanda. “Mato Grosso do Sul recebeu nesses dois anos e meio muitos investimentos privados. Mesmo nessa retração da economia brasileira, nós tivemos PIB [Produto Interno Bruto] positivo”, disse, enfatizando também a pujança da produção agropecuária e a expectativa de crescimento da economia do Estado para as próximas décadas, como fatores promissores para atrair investimentos.

Também foi tratada a possibilidade de parceria entre a Coreia e o Estado para grandes obras de infraestrutura, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), como obras rodoviárias e ferroviárias para atender o setor logístico. O embaixador também pediu o apoio do governador no sentido de reforçar as tratativas junto ao Governo Federal para abertura do mercado brasileiro às empresas coreanas – o que já vem sendo discutido no âmbito nacional.

 

 

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Outra novidade é que as famílias poderão acumular o Cuidar de Quem Cuida  com outros beneficios
Geral
Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS
O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
Geral
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Geral
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG