A primeira edição do Mapa do Feminicídio de Mato Grosso do Sul, foi lançado nesta segunda-feira (1°), pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), em parceria com a Delegacia-Geral da Polícia Civil.
O projeto é um mapeamento dessas mortes violentas ocorridas em Mato Grosso do Sul no ano de 2019. O estudo divulgado neste Dia Estadual de Combate ao Feminicídio servirá como subsídio para elaboração de políticas públicas de enfrentamento à violência.
“É preciso nominar, quantificar e qualificar a investigação e o julgamento dos crimes de feminicídios para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências concretas, em estatísticas de cada município, de cada região. É isso o que pretendemos com o diagnóstico alcançado no “Mapa do Feminicídio MS”: aprimorar e fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres, para prevenir e erradicar os feminicídios em Mato Grosso do Sul”, explica a subsecretária Luciana Azambuja.
Lançado hoje, o Mapa do Feminicídio, aponta dados dos 30 casos ocorridos no Estado no ano de 2019 e a constatação de que 77% das mortes ocorreram naquele local onde as mulheres deveriam estar mais seguras: na sua residência.
Os dados mostram também que em 37% dos casos os autores utilizaram de arma branca (faca, canivete ou machadinha); que 56,66% das mulheres foram mortas por homens com quem conviviam e tinham relacionamento afetivo; que em 40% dos casos o motivo foi a não aceitação do término do relacionamento; e que em 33,33% o motivo alegado foi ciúmes.
Acesse aqui o Mapa do Feminicídio com os dados completos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

ALEMS analisa projeto que cria campanha contra adultização infantil nas redes sociais

Princípio de incêndio em apartamento no Coopharadio mobiliza bombeiros em Campo Grande

Preso por matar a ex em Campo Grande, homem briga na Justiça com a filha por bens

Homem é esfaqueado durante tentativa de assalto no bairro Nova Lima

Família pede ajuda da população para localizar idosa desaparecida em Campo Grande

PRF inicia Operação Tiradentes 2026 nas rodovias federais de MS nesta sexta-feira

Ponto facultativo e feriado suspendem serviços presenciais no Detran-MS na próxima semana

Pega 44 anos de prisão rapaz que matou 2 crianças inocentes em Campo Grande

Com picape a R$ 31 mil, Detran abre leilão online com mais de 100 veículos


A primeira edição do Mapa do Feminicídio de MS, foi lançado nesta segunda-feira pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Reprodução/Assessoria)


