A Receita Federal emitiu um alerta para os MEIs (Microempreendedores Individuais) sobre a existência de sites falsos que dizem gerar o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) - guia que os MEIs precisam pagar todo dia 20, para garantir seus benefícios previdenciários e ficar em dia com os impostos.
O documento pode ser emitido diretamente no Portal do Simples Nacional, por meio do Programa Gerador do DASMEI, ou pelo App MEI.
No entanto, segundo a Receita Federal, golpistas têm utilizado sites fraudulentos para direcionar os usuários para falsos programas geradores de documentos, causando prejuízos financeiros.
Diante disso, o órgão orienta que os MEIs fiquem atentos ao endereço eletrônico do canal, que deve sempre conter o domínio receita.fazenda.gov.br no link. Veja abaixo:
Link correto:
https://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/aplicacoes/atspo/pgmei.app/identificacao
Exemplos de sites fraudulentos:
consulta-pagamento.pgmei.site
www8-receita-fazenda-gov-br.codews
Os empreendedores também podem utilizar os canais de atendimento oficiais da Receita Federal para esclarecer dúvidas e confirmar a autenticidade dos serviços, além de denunciar suspeitas de fraude.
O órgão disse ainda que está "tomando as medidas cabíveis para investigar e coibir a disseminação desses sites fraudulentos, a fim de proteger os cidadãos e coibir essas práticas criminosas".
Mais golpes envolvendo MEIs
Além de sites fraudulentos para a geração do DAS, outro golpe comum contra pequenos negócios no Brasil envolve a criação de páginas falsas para a abertura do MEI.
Por meio delas, os usuários são induzidos a acreditar que precisam pagar uma taxa para se formalizar como Microempreendedores Individuais. No entanto, o serviço é totalmente gratuito.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Após filha ser humilhada por professor, mãe aciona a Polícia em Campo Grande

Prefeitura deixa faltar medicamentos até na cadeia e promotor investiga

Nova planta da Eldorado reaproveita lodo biológico como combustível

Gilmar Mendes vota para derrubar dispositivos do Marco Temporal e cita omissão da União

Denúncia no Ministério Público aponta possível corrupção na Fundação de Rotarianos em Campo Grande

Justiça nega descondenar "PX", policial expulso da PMMS

Juiz nega soltar pecuarista acusado de mandar executar fazendeiro em Sete Quedas

Direito de greve não é 'absoluto' e Justiça marca audiência de emergência; veja a decisão

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 15/12/2025


Ao acessar o PGMEI, os empreendedores devem verificar o domínio 'receita.fazenda.gov.br' no endereço eletrônico (Foto: Reprodução)



