O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) participa, nesta quinta-feira (11), em Mato Grosso do Sul, da quarta fase da Operação Lama Asfáltica, denominada “Máquinas de Lama”. O trabalho, realizado em parceria com a Polícia Federal e a Receita Federal, tem por objetivo desbaratar organização criminosa acusada de fraudes em licitações e obras públicas, corrupção de servidores e lavagem de dinheiro. O prejuízo ao erário é da ordem de R$ 150 milhões.
A Operação Máquinas de Lama é fruto da análise (exames periciais e diligências) dos materiais apreendidos nas fases anteriores da Lama Asfáltica. O aprofundamento das investigações levou ao conhecimento das práticas delituosas da quadrilha, tais como: superfaturamento de obras; direcionamento de licitações; aquisição fictícia de produtos; e uso de documentos falsos para justificar o aditamento de contratos. Também foi constatado o repasse de valores a título de propina a agentes públicos, para obtenção de benefícios e isenções fiscais.
A Operação tem colaboração de 28 auditores da CGU, além de equipes dos demais órgãos. A ação consiste no cumprimento de 32 de mandados de busca e apreensão, nove de condução coercitiva, três de prisão preventiva, além do sequestro de valores nas contas bancárias de pessoas físicas e empresas investigadas. As medidas estão sendo cumpridas em Campo Grande (MS), Nioaque (MS), Porto Murtinho (MS), Três Lagoas (MS), São Paulo (SP) e Curitiba (PR).
O governador André Puccinelli foi levado para a sede da Polícia Federal no início da manhã de hoje e policiais estiveram no apartamento dele para cumprir mandado de busca.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







