A partir de junho os motoristas que forem renovar sua CNH (carteira nacional de habilitação) deverão realizar um curso de atualização de 10h, exames médicos e um exame teórico para poder renovar o documento.
Essa atualização foi imposta pela Resolução nº 726 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e altera os requisitos para a renovação da CNH. A nova legislação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 08 de março e passa a valer 90 dias após a publicação.
Os motoristas deverão fazer esses exames a cada cinco anos, já para motorista com mais de 65 anos o exame deverá ser realizado a cada três anos.
Ou seja, segundo a nova regra na hora da renovação o condutor será obrigado a:
*realizar o exame de aptidão física e mental, caso seja autorizado a conduzir ciclomotor ou habilitado nas categorias A e/ou B;
*realizar exame toxicológico de larga janela de detecção e exame de aptidão física e mental, caso seja habilitado nas categorias C, D e/ou E;
*ser aprovado em curso de atualização ou aperfeiçoamento conforme regulamentação.
Sobre o curso
O curso será dividido em 10 aulas que podem ser feitas em entidades de ensino credenciadas no Detran ou a distância. A hora/ aula tem duração de 50 minutos - é proibido que a pessoa faça mais de 5 horas/ aula por dia. Se optar pela modalidade a distância, o condutor deve concluir o curso em, no mínimo, cinco dias.
Já o exame teórico é similar ao da primeira habilitação, feito após as aulas. Ele é formado por 30 questões, com quatro alternativas, que a pessoa deverá responder em 1 hora. Para ser aprovada, será obrigatório ela acertar, no mínimo, 21 questões. Caso não consiga, o motorista poderá fazer uma nova avaliação após três dias o resultado ser divulgado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







