Menu
Menu
Busca sábado, 07 de março de 2026
Geral

Janeiro foi o melhor mês em contratações para a indústria desde 2013 em MS

O Estado registou 2,3 mil postos de trabalhos formais, uma participação de 50% do total de vagas

20 março 2023 - 13h53Nany Sene com informações do FIEMS

O conjunto da atividade industrial foi responsável pela abertura de 2.321 postos formais de trabalho em Mato Grosso do Sul em janeiro, resultado de 8.736 contratações e 6.415 demissões, conforme levantamento do Radar Industrial da Fiems. Esse foi o maior saldo registrado para o mês desde 2013, alcançando uma participação de 50% do total de vagas abertas no estado no primeiro mês do ano.

Segundo o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, o conjunto das atividades industriais em Mato Grosso do Sul encerrou janeiro de 2023 com o total de 144.674 trabalhadores empregados.

“A atividade industrial responde por 24,0% de todo o emprego com carteira assinada (CLT) existente em Mato Grosso do Sul, ficando atrás do segmento de Serviços que emprega 229.603 trabalhadores com participação equivalente a 38,2% (Novo CAGED – Consulta em 13/03/2023)”, afirmou.

Campo Grande foi uma das cidades que tive saldo positivo (+413), outros munícipios também se desatacaram como: Ribas do Rio Pardo (+1.103), Três Lagoas (+247), Corumbá (+182), Nova Andradina (+176), Rio Brilhante (+107), Deodápolis (+85) e Paranaíba (+83).

As atividades que mais contribuíram nos municípios indicados foram (12 no total): obras de infraestrutura (+676), construção de edifícios (+505), instalações e serviços especializados para construção (+358), atividades de apoio à extração de minério de ferro (+126), fabricação de álcool (+85), abate de bovinos (+75), fabricação de açúcar (+69), curtimento e outras preparações de couro (+64), coleta de resíduos (+45), usinagem, tornearia e solda (+41), manutenção e reparação de tanques, reservatórios metálicos e caldeiras (+40) e fabricação de celulose (+38).

Por outro lado, em outros 35 municípios as atividades industriais registraram saldo negativo, proporcionando o fechamento de 397 vagas. Entre as cidades com saldo negativo de pelo menos 50 vagas destaca-se Bataguassu (-53).

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corrida Sangue Bom chega à 9ª edição destacando a importância da doação
Comportamento
Corrida Sangue Bom chega à 9ª edição destacando a importância da doação
Após passar em Medicina na UFMS, aluna volta à escola para agradecer professores
Cidade
Após passar em Medicina na UFMS, aluna volta à escola para agradecer professores
Guarda de Campo Grande -
Política
Com PEC aprovada, guardas municipais podem ser chamadas de Polícia Municipal
Prefeita Adriane Lopes
Política
Adriane Lopes veta projeto que aumentaria transparência em contratos e convênios
Centro de Comando e Controle Integrado de Mobilidade Urbana - Foto: Reprodução
Política
Prefeita veta projeto que proíbe multas de trânsito por câmeras em Campo Grande
1ª DEAM - Casa da Mulher Brasileira -
Polícia
Homem é preso após ameaçar matar a ex com golpes de martelo em Campo Grande
Polícia Civil de São Paulo  -  PCSP/Divulgação
Polícia
Operação mira agentes da Polícia Civil que blindavam criminosos em delegacias de SP
Foto: Divulgação / PMMS
Polícia
Força Tática tira das ruas mais de 100 kg de drogas em Campo Grande e prende suspeito
Juíza Katy Braun do Prado - Foto: Luciana Nassar
Justiça
Corte de gastos de Adriane Lopes compromete acolhimento de menores, aponta juíza
Crime em novembro de 2021 - Foto: Reprodução
Justiça
Homem que matou rival a facadas é julgado nesta sexta em Campo Grande

Mais Lidas

A pequena faleceu durante a tarde de ontem (4)
Polícia
Criança que morreu em UPA pode ter participado do 'desafio do desodorante' em Campo Grande
UPA Universitário, onde aconteceu o caso
Polícia
Menina de 9 anos morre em UPA de Campo Grande
Fachada UPA
Saúde
Prefeitura diz ao Ministério Público que fornece comida a pacientes de UPAs e CRSs
Marcas de tiros no portão da residência
Polícia
Portão de residência é atingido por mais de 30 disparos em Campo Grande