No final deste mês de janeiro teremos vários eventos lunares acontecendo simultaneamente no dia 31: Lua Azul, Superlua, Eclipse Lunar e Lua de Sangue. Saiba o que são todos estes fenômenos.
Agenda astronômica agitada
Com relação à Lua Azul, o fenômeno não tem nada a ver com o satélite mudando magicamente de cor no céu noturno. A Lua, como todos sabem, possui quatro fases principais (nova, cheia, minguante e crescente) que duram, em média, sete dias e, como cada mês conta com quatro semanas, é por essa razão que elas quase nunca se repetem em um mesmo mês.
No entanto, o trajeto que a Lua realiza ao redor da Terra não consiste em um ciclo mensal perfeito e, por isso, a cada dois anos e meio, mais ou menos, a Lua Cheia ocorre duas vezes no mesmo mês, e os astrônomos inventaram o nome “Lua Azul” para se referir a esse acontecimento.
Já a Superlua acontece quando o satélite se encontra mais próximo do nosso planeta e, consequentemente, parece maior e mais brilhante do que o habitual no céu noturno. Isso acontece por conta de a Lua apresentar uma órbita elíptica ao redor da Terra, o que significa que, ao longo de sua trajetória, ela fica mais próxima ou mais distante de nós.
Sobre os eclipses lunares, eles acontecem quando a Lua é parcial ou completamente ocultada pela sombra do nosso planeta, que se interpõe entre o satélite e o Sol, bloqueando a luz emitida pela estrela, e é esse evento que produz a “Lua de Sangue”, que ocorre quando a Terra projeta uma sombra avermelhada sobre a Lua.
Pois tudo isso vai acontecer simultaneamente no dia 31 de janeiro, algo que, de acordo com Peter Farquhar, do site Business Insider, não era registrado há mais de 150 anos.
No entanto o eclipse (e, portanto, à Lua de Sangue) só poderá ser observado na Ásia, Oceania, leste da África, leste da Europa e nas Américas Central e do Norte. Mas o evento certamente será transmitido através de inúmeros canais na internet, o que permitirá que os sul-americanos assistam ao espetáculo, mesmo que indiretamente.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







