Uma grande quantidade de óleo pesado vazou no Rio Negro, em Manaus, informou hoje (3) o Comando do 9° Distrito Naval da Marinha do Brasil.
Nota divulgada pelo comando diz que o vazamento ocorreu no último sábado (1º) durante manobra de transferência de derivados de petróleo de uma balsa para outra, conforme relataram inspetores navais da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental que estiveram no local. Uma válvula de transferência de uma das balsas travou, ocasionando o derramamento do óleo no rio. As embarcações estavam atracadas no Porto Chibatão, que é privado.
Segundo a Marinha, a empresa foi notificada. Uma das balsas, inclusive, estava com um dos certificados obrigatórios vencido.
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), informou, em nota, que uma equipe da instituição esteve no local no dia do incidente e vai voltar ao porto para verificar a extensão do dano e se o óleo foi contido pela empresa. Caso seja necessário, o Ipaam declarou que poderá punir os responsáveis.
Também em nota, o Grupo Chibatão informou que, ao tomar conhecimento do ocorrido, a equipe ambiental do porto foi acionada e tomou as providências cabíveis. Segundo a empresa, 100% do óleo já foi removido e, no momento, o objetivo é eliminar os resíduos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS







