Menu
Busca quinta, 01 de outubro de 2020
(67) 99647-9098
Geral

Oposição vence eleição à prefeitura em Istambul

A imprensa turca afirma que Ekrem Imamoglu conquistou 54% dos votos

24 junho 2019 - 11h55Priscilla Porangaba, com informações da Agência Brasil

O partido governista da Turquia, liderado pelo presidente Recep Tayyip Erdogan, sofreu outra derrota em uma nova eleição à prefeitura em Istambul.

A imprensa turca afirma que Ekrem Imamoglu, candidato do principal partido de oposição, conquistou 54% dos votos com cerca de 99 por cento das urnas apuradas. Ele venceu a disputa pela prefeitura de Istambul pela segunda vez.

Seu adversário, o ex-primeiro-ministro Binali Yildirim do governista Partido Justiça e Desenvolvimento, de sigla AKP, confirmou a derrota em um discurso.

A vitória da centro-esquerda na maior metrópole turca encerrou um ciclo de mais de 20 anos de hegemonia do grupo político do mandatário na administração da cidade.

"Estas eleições são uma contribuição para a democracia na Turquia. Foram boas para a Turquia e para Istambul", afirmou o oposicionista, diante de dezenas de câmeras de televisão na sede de sua legenda, o Partido Republicano do Povo (CHP), situada no bairro de Sariyer.

Yildirim admitiu a derrota logo após o anúncio das primeiras parciais, comentando, em relação ao adversário: "Eu o parabenizo e lhe desejo sucesso." Imamoglu agradeceu especialmente o apoio de "centenas de milhares" de pessoas que participaram como observadores nas seções eleitorais, classificando-os de "heróis da democracia".

As autoridades eleitorais turcas anularam o primeiro pleito, realizado em 31 de março e vencido por Imamoglu por uma diferença de 0,16% – menos de 14 mil votos. A controversa decisão atendeu a uma reivindicação da legenda de Erdogan, o AKP, apontando supostas irregularidades no pleito.

As eleições locais em março foram vistas como um referendo sobre as políticas de Erdogan e a popularidade de seu partido governista. Embora o AKP tenha vencido a maioria das eleições locais, ele perdeu a votação para a prefeitura da capital Ancara, assim como a disputa em Istambul.

Terra Benta

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
Fazendeiro que matou eletricista deve R$ 28 mil de luz
Geral
Vídeo - Queimadas destruíram oito pontes no Estado
Geral
Vídeo - Leonardo cai com carro dentro de rio e diz estar “vivendo um inferno”
Geral
Vídeo: SBT faz propaganda do último episódio de Hebe, série exibida na Globo
Geral
Indústria foi campeã de contratações em agosto de 2020
Geral
Reinaldo paga servidores nesta quinta
Geral
Pastor Dinho melhora e já está consciente
Geral
Campo-grandenses têm até 1h da madrugada para "ficar na rua"
Geral
Vitinho Park reabre nesta quarta
Geral
Fazendeiro mata eletricista que cortou luz por inadimplência

Mais Lidas

Polícia
‘Homem-aranha’ é capturado após fugir da Unei
Geral
Fazendeiro que matou eletricista deve R$ 28 mil de luz
Geral
Vídeo - Queimadas destruíram oito pontes no Estado
Política
Venício Leite, vice de Esacheu, está internado com coronavírus