Após relatos de ataques cibernéticos em empresas da Europa ao longo desta sexta-feira (12) medidas preventivas de segurança estão sendo tomadas nas repartições públicas de Mato Grosso do Sul. De acordo com a empresa russa de segurança cibernética Kaspersky ataques cometidos por hackers usando vírus do tipo ransomware já afetaram infra-estruturas de informática em 74 países.
O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) informou por meio de nota no site que após orientação da Secretaria de TI os e-mails do Poder Judiciário do Estado seriam parados hoje às 16 horas. “Por precaução, a TI deixará indisponível o serviço durante o restante do dia de hoje e irá monitorar o sistema, para eventuais medidas mais complexas”, diz a nota.
No MPE (Ministério Público do Estado) as medidas foram mais extremas. Por volta das 16 horas o site foi retirado do ar e todos os computadores do órgão desligados. Segundo a assessoria de comunicação a medida foi tomada por orientação do setor de TI e não há previsão para retorno. A assessoria destacou que não foi registrada nenhuma ocorrência de ataque a medida é apenas uma prevenção.
De acordo com informações da assessoria de comunicação, no Governo do Estado assim que informados a respeito dos ataques a Superintendência de Gestão da Informação (SGI) começou a trabalhar com a proteção e atualização de todos os servidores. Além disso, toda a equipe da SGI está de prontidão para qualquer possível ataque.
A redação do JD1 Notícias entrou em contato com a prefeitura da Capital, mas até a publicação desta matéria não obtivemos resposta.
Registros de ataques
Mensagens do ciberataque, que afetaram países como Espanha, Reino Unido, Turquia, Ucrânia, Brasil e Rússia, foram escritas em romeno, mas não por um nativo. O ataque indiscriminado aconteceu através de um sistema de propagação que utiliza uma vulnerabilidade detectada nos sistemas operacionais da Microsoft e os hackers exigem como recompensa US$ 600 em bitcoins.
Deixe seu Comentário
Leia Também

João Paulo Lacerda, advogado administrativo, representa MS no Fórum de Lisboa

Número de sinistros de trânsito cresce ano após ano em Campo Grande

Atendimento domiciliar do HRMS é alternativa para desafogar leitos

Justiça Eleitoral anula votos do MDB em Paranhos por fraude à cota de gênero

Justiça mantém prisão de acusado de matar padrasto a tiros em Campo Grande

Investigação sobre execução de presidiário em Campo Grande é arquivada

Promotoria instaura procedimento para fiscalizar atuação do Conselho Tutelar de Figueirão

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 7/7/2025

Ana Castela chora durante show e desabafa: 'Não estou mais aguentando'
