Pesquisadores do Núcleo Emergente de Pesquisa em Infecções Sexualmente Transmissíveis no Estado de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Governo do Estado por meio da Fundect, vem desenvolvendo pesquisas que pretendem alinhar as estratégias de prevenção a IST’s (Infecções Sexualmente Transmissíveis) já estabelecidas pelos órgãos de saúde, à realidade de nosso Estado.
De acordo com a pesquisadora Inês Aparecida Tozettie, responsável pelo núcleo, a implantação de técnicas para detecção de tipagem de vírus e outros microrganismos, representa um grande avanço tecnológico para o Estado, uma vez que permitirá a continuidade dos estudos relativos às ISTs e a implantação de conduta terapêutica mais apropriada, com melhor prognóstico para os pacientes.
“O grupo pretende colaborar de maneira significante com fatores vitais para um melhor controle dessas infecções progressivas que atingem toda a população, mas com maior impacto na populações consideradas vulneráveis, tais como mulheres e homens profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens e usuários de drogas. Essas populações, discriminadas socialmente, tem acesso aos serviços de saúde de forma mais crítica, seja por discriminação, inibição ou desconforto. Sendo assim, o grupo busca levar a essas populações atenção básica, vacinação e orientações sobre prevenção das IST”s”, afirma a pesquisadora.
Entre as IST’s mais diagnosticadas no Estado temos o HPV, Sífilis e HIV. As pesquisas contam com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado , UFMS e da Fiocruz-RJ.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Justiça manda prefeitura reajustar tarifa técnica dos ônibus da Capital para R$ 7,79

Engenheiro reforça protagonismo da alvenaria tradicional frente à construção industrializada

Justiça condena soldado da PMMS por vÃdeo em rede social com piada gravada em oficina

Evento da Defensoria Pública debate IA e desafios do Direito do Consumidor em Campo Grande

Justiça manda transportadora pagar R$ 200 mil após morte de caminhoneiro em acidente

Justiça mantém 14 anos de prisão a homem acusado de abusar de enteadas em Maracaju

Traficante flagrado com 1,5 tonelada de maconha em Campo Grande pega 5 anos de prisão

Audiência de direitos humanos discute operação policial no Rio que terminou com 122 mortos

'Tempos de muito aprendizado', diz desembargador ao deixar o TJMS para voltar à advocacia






