PolÃcia Federal (PF) apreendeu 50 animais de espécies consideradas exóticas e silvestres em uma loja pet shop no municÃpio de Chapadão do Sul, distante 325 quilômetros de Campo Grande. A apreensão foi feita na segunda-feira (3), em operação feita com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama).
Entre as aves apreendidas está um papagaio, duas araras canindés, dezenas de periquitos tÃpicos de paÃses como Austrália e Nova Zelândia, além de uma cacatua, que seria vendida por R$ 25 mil. Também foram apreendidos dois esquilos da Mongólia (chamados de Gerbil).
Segundo a PF, os proprietários do estabelecimento não tinham licença ambiental para manter os animais em cativeiro e nem parecer técnico, ou licença de órgãos competentes, para introduzir espécies no paÃs.
Ainda segundo a PF, as multas aplicadas pelas irregularidades no estabelecimento somaram mais de R$ 180 mil.
Os proprietários foram autuados por crimes ambientais previstos na Lei nº 9605, com penas de até um ano de reclusão e multa. Após prestarem depoimento, os suspeitos assinaram termo de compromisso para comparecimento à Justiça Federal, quando convocados.
Os animais foram levados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande. Eles devem permanecer no local até que o Ibama decida para onde serão encaminhados.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasil e BolÃvia discutem integração energética e logÃstica com impacto para Mato Grosso do Sul

Tio-avô é condenado a mais de 16 anos de prisão por estupro de menina em Batayporã

Receita Federal anuncia regras para declaração do IR 2026

Ação da PM no Jd. Noroeste intercepta carga de cigarros contrabandeados que iria para SP

Padrasto é preso após filmar enteada durante banho em Campo Grande

Acidente com ônibus na BR-267 deixa um morto e feridos em Nova Alvorada do Sul

Alta procura pela Defensoria escancara crise na saúde pública em Campo Grande

Caravana da Castração segue com atendimentos gratuitos na Capital

Lei que proÃbe multa por fidelidade reforça direitos do consumidor em Mato Grosso do Sul


Apreensão de aves 



