A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira (13), a Operação Cerberus para desarticular quadrilha que planejava o resgate do lider de uma organização criminosa especializada em contrabando de armas, preso na Penitenciária Máxima de Campo Grande.
A ação conjunta com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e o Batalhão de Choque da Polícia Militar cumpriu três mandados de condução coercitiva, um mandado de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Três Lagoas. Os mandados estão sendo cumpridos na cidade de Campo Grande/MS, onde o grupo planejava
realizar o resgate do presidiário.
Os investigados serão conduzidos para a Polícia Federal em Campo Grande/MS, onde serão ouvidos e permanecerão à disposição da Justiça Estadual e podem responder pelos crimes de formação de organização criminosa, posse e comércio ilegal de armas de fogo de uso restrito e fuga de pessoa presa, cujas penas somadas podem chegar a 28 anos de prisão.
Investigação
As investigações começaram em março, quando o líder da OrCrim, de 31 anos, tentou fugir da Penitenciária de Três Lagoas com o uso de uma pistola calibre .380. Após a primeira tentativa, o presidiário foi transferido para a Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande.
O lider da organização, que cumpre pena pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio, contava com o apoio de sua namorada de 25 anos e outros três comparsas de 23, 22 e 21 anos respectivamente, para contrabandear armas de fogo que seriam revendidas no sudeste do país.
De acordo com a PF, o grupo ainda organizou nova tentativa de fuga com a rendição e possível assassinato de agentes penitenciários durante escolta para consulta médica.
Operação Cerberus
O nome da operação faz alusão à criatura responsável por impedir a fuga das almas de criminosos que tentavam escapar do inferno, segundo a mitologia grega.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







