Nesta terça-feira (05) a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) comemora 182 anos e em honra ao aniversário da instituição, acontece uma solenidade às 9h, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.
Durante o evento também haverá a outorga da Medalha do Mérito e da Medalha da Insígnia do Mérito a autoridades civis, militares do Estado e a militares de outras forças. Além do compromisso de 29 novos oficiais recém-promovidos ao primeiro posto do oficialato.
A mais alta honraria da PMMS, a Medalha do Mérito, destina-se a reconhecer aqueles que tenham prestado relevantes serviços à corporação, no que diz respeito ao aperfeiçoamento e projeção da instituição. Este ano, 128 pessoas serão homenageadas, sendo destas 28 autoridades civis, 71 policiais militares e 29 militares de outras forças.
Também serão entregues 113 Medalhas da Insígnia do Mérito, sendo que destas 22 serão para autoridades civis, 81 para militares da PMMS e 10 para militares de outras forças. A honraria é utilizada para agraciar pessoas que contribuíram com o desenvolvimento de ações em prol da segurança pública e apoiado o trabalho da corporação.
Na solenidade ainda serão entregues medalhas da Polícia Boliviana a autoridades brasileiras e também da Academia Sul Brasileira de Medalhística.
Histórico
No dia 5 de setembro de 1835, o governo provincial do então Estado de Mato Grosso, criou o corpo policial nominado Homens do Mato. Com o advento da Guerra do Paraguai, o aparato passou à denominação de “Companhia de Pedestres”. Posteriormente, sob a Égide da República, passou a denominar-se “Força Pública”. Em 1934 a Força Pública foi transformada em “Força Policial Militar” e, em 1947 recebeu a denominação de “Polícia Militar”. Assim, a data foi instituída como cívica do aniversário da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul.
“É com grande orgulho que a Polícia Militar comemora os seus 182 anos de história, além de ser uma honra podermos agraciar pessoas que tenham prestado relevantes serviços à Segurança Pública e a nossa Polícia Militar”, frisou o comandante-geral da PMMS, coronel Waldir Ribeiro Acosta.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







