Se a noite de domingo (31) foi marcada pelos fogos de artifício em comemoração ao ano novo, a dessa segunda-feira (1º) terá no céu um fenômeno da natureza: a Lua estará aparentemente maior e mais brilhante, em decorrência do que chamamos de "Super lua".
O fenômeno da Superlua acontece quando o período de Lua cheia coincide com a aproximação máxima entre a Terra e o satélite, chamada da perigeu. Essa redução de distância terá seu ponto mais elevado às 19:54 do primeiro dia do ano. Nesse momento, o espaço entre os astros será de 356.565 km. De acordo com informações da Nasa, a distância média costuma ser de 384.400 km.
Apesar de a aproximação máxima acontecer às 19:54, a Lua fica cheia somente à 00:24 do segundo dia de janeiro. Já nesse horário, a distância entre a Terra e o satélite terá aumentado para 356.846 km. Da última vez que o fenômeno aconteceu, em 3 de dezembro deste ano, a distância foi 100km maior do que a que será registrada no próximo dia 1º.
A diferença de tamanho para uma Lua cheia normal será de cerca de 7%, segundo informações divulgadas pelo site Timeanddate. Já no que diz respeito à "Microlua" – quando acontece a maior distância entre os astros –, o aumento na percepção das dimensões será de 12%.
A ocorrência da Superlua não é tão rara. Ao longo de 2018, haverá ainda outras duas vezes, em 13 de julho e 11 de agosto. Entretanto, não será possível observar o fenômeno, pois, em ambas as oportunidades, o satélite estará no período de Lua nova.
Com isso, quem perder a Superlua de Lua cheia que acontece neste dia 1º precisará esperar mais de um ano, até o dia 21 de janeiro de 2019, para ter a chance de ver o fenômeno novamente. Para ver uma aproximação tão grande quanto a do início deste ano, a espera será muito mais longa: só em 24 de dezembro de 2026. Portanto, fique atento e não perca a oportunidade de começar 2018 vendo a maior Lua dos últimos tempos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







