Menu
Menu
Busca sexta, 01 de maio de 2026
Aguas Guariroba Canais digitais Abr26
Geral

Prisão domiciliar a mulheres grávidas é bem-vinda, diz especialista

21 fevereiro 2018 - 15h13Agência Brasil

A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de conceder prisão domiciliar a mulheres presas preventivamente que estão grávidas ou que são mães de crianças de até 12 anos foi aclamada por especialistas ouvidos pela Agência Brasil como muito bem-vinda e até emocionante. A medida vale somente para detentas que aguardam julgamento e que não tenham cometido crimes com uso de violência ou grave ameaça e também vai depender da análise da dependência da criança aos cuidados da mãe. Cerca de 4 mil mulheres devem ser beneficiadas. 

“O que o Supremo fez foi um pequeno recorte em relação a primariedade e crimes violentos. Um recorte que está dentro de uma perspectiva razoável. Mas e o ganho maior que a gente tem com uma decisão como essa? Foi emocionante. Era um desejo, uma expectativa positiva que se transformou num sentimento de muita satisfação”, avaliou a doutora em direito pela Universidade de Brasília e pesquisadora na área de sistema carcerário feminino, Soraia da Rosa Mendes. 

Para a especialista, o próximo passo deve ser cobrar dos tribunais em todo o país o mais rápido possível o levantamento de mulheres que se encaixam nesse tipo de situação, conforme determinado pela decisão do STF. Ela lembrou que a maior parte das mulheres presas no Brasil é mãe de pelo menos dois filhos e se encontra em convívio direto com as crianças no momento em que a prisão preventiva é decretada. 

“As críticas que vêm no sentido de que as mulheres vão engravidar e se valer do estado de gravidez para praticar crimes são criticas que nós, mulheres, historicamente já conhecemos. Sempre, em relação à mulher, há um sentimento de que ela vai se valer da malícia, da mentira, do engano, para obter alguma vantagem”, destacou. 

“Quem diz algo desse tipo não conhece a realidade prisional brasileira e, mais especificamente, o cárcere feminino. Não conhece a realidade da criminalidade feminina brasileira. Estamos falando de crimes sem nenhum potencial ofensivo, sem violência, sem grave ameaça. A maior parte dessas mulheres está envolvida com pouquíssima quantidade de droga, outras como mulas ou como ralé dentro do sistema do tráfico”, completou. 

O professor da Fundação Getúlio Vargas e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, compartilha do sentimento de comemoração em relação à decisão do Supremo. Ele reforçou que boa parte das mulheres atualmente encarceradas no país são presas em razão do tráfico de drogas e que muitas são usadas pelos próprios companheiros para esconder a droga. “Por conta disso, ficam em situação difícil na Justiça e no sistema criminal. A lei penaliza sempre os mais pobres e os mais vulneráveis, no fim das contas”. 

“É uma decisão bem-vinda no quadro atual de desesperança, de tentativa de endurecimento e da falta de razão”, disse. “Até porque, se essa mãe não está com seu filho, há possibilidade de criar famílias ainda mais desestruturadas e a gente sabe que isso, no futuro, não dá certo. Deixar um bebê preso junto à mãe é deixar preso o futuro do país e o futuro dessas crianças”, concluiu, ao cobrar revisão urgente da chamada Lei de Drogas, “que encarcera um monte de gente e raramente o traficante”.

Reportar Erro
UNIMED PJ Maio26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Grupamento Policial de Jaraguari / Foto: Ilustrativa / PMMS
Polícia
Perseguição em Jaraguari termina com tiros da PM e suspeito detido
PM atendeu o caso - Foto: Ilustrativa / PMMS
Polícia
Em fuga da PM, motoqueiro derruba passageira durante perseguição no Nova Lima
Hospital da Vida
Saúde
Dourados confirma 9ª morte por chikungunya em meio a surto da doença
Foto: Divulgação
Polícia
Polícia apreende agrotóxicos sem registro e contrabando durante abordagem em Fátima do Sul
Foto: Divulgação
Interior
Rapaz é detido em Rochedo após fuga da PM, sem CNH e com motocicleta adulterada
Governador Eduardo Riedel
Geral
Em mensagem, Riedel celebra Dia do Trabalhador e crescimento de MS
Faca apreendida - Foto: Divulgação
Polícia
Após fim de relacionamento, homem espera ex com faca e acaba preso em Nova Alvorada do Sul
Reprodução / Vídeo
Polícia
Câmera flagra assaltante atirando em recepcionista de motel durante crime no Nova Lima
Delegacia de Nova Andradina - Foto: PCMS
Interior
Mulher discute com o marido e acaba agredida pelo cunhado em Nova Andradina
Divulgação - BPMRv
Polícia
Polícia Rodoviária prende duas pessoas e apreende mais de 190 kg de drogas na MS-141

Mais Lidas

Sede da Depca, em Campo Grande
Polícia
Morre bebê de 1 ano que foi vítima de maus-tratos e estupro em Campo Grande
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jader Vasconselos
Cidade
Após denúncia, TCU abre investigação sobre uso de R$ 156 milhões da Saúde de Campo Grande
Protesto - Foto: Sarah Chaves
Política
Trans e travestis se manifestam contra lei sobre uso de banheiros na Capital
Jornalista Sérgio Pereira Bittencourt - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Trânsito
Jornalista morre após grave acidente entre motos em Campo Grande