No período de janeiro a dezembro de 2019 a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS), realizou 31.635 atendimentos, a maioria deles (58,32%) ligados a assuntos financeiros e serviços essenciais. O número representa um aumento de 1,57% em comparação com o ano de 2018.
De todos os atendimento realizados, 11. 810 foram encaminhamentos de Cartas de Informações Preliminares (CIPs) 9.149 aberturas diretas de reclamação, 8 223 simples consultas e 1 328 encaminhamentos à fiscalização, além de procedimentos em quantidades menores com o é o caso de atendimento preliminar, extra Procon Estadual e reclamações de ofício.
A estatística mostra que 9.761 atendimentos foram nas áreas de serviços financeiros, enquanto em serviços essenciais foram 8 191. Foram computados, também, serviços privados, saúde, alimentação e habitação entre outros. Por meio do telefone 151, foram realizadas 6.140 orientações.
O levantamento demonstra que as empresas ou assuntos mais demandados foram energia elétrica. Estabelecimentos comerciais tais como supermercados, padarias e locadoras, bancos e telefonia celular
As maiores demandas de atendimento do Procon Estadual foram, pela ordem, cobrança indevida ou abusiva, dúvidas sobre cobranças englobando valores, reajustes, contratos e orçamentos, produtos com vícios, não cumprimento ou alteração de contratos e recusa injustificada na prestação de serviços, por exemplo.
Entre os fornecedores com maior índice atendimento a reclamações, a Energisa M/S distribuidora de Energia S/A lidera o ranking com 2.346 atendimentos, seguida pela Águas Guariroba e Telefônica do Brasil S.A. Também fazendo parte da lista estão Claro S/A, BancoBradesco, Nova Casa Bahia, Banco BMG, Caixa Econômica Federal, Bradescard, Sky do Brasil Serviços Ltda, Tim, Brasil Telecom, Banco Santander (Brasil), Anhanguera Educacional, Pernambucanas Financiadora S/A, Banco do Brasil, Magazine Luiza e Banco Panamericano.
A resolutividade dos serviços realizados pelo Procon Estadual atingiu um índice de 70,25 por cento em 2019.
Clique Aqui e veja o relatório anual completo de 2019.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Marcelo Salomão, Superintendente do Procon em diligência (Reprodução/Assessoria)



