Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (15), entre os órgãos de defesa do consumidor e o setor responsável pelos revendedores de gás de cozinha, foi feita uma recomendação para que os revendedores utilizem um preço médio de acordo com a pauta da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) por conta dos preços abusivos encontrados.
De acordo com a superintendente para orientações de defesa do consumidor do Procon em exercício, Patrícia Mara da Silva, a situação ainda não está normalizada por conta da greve dos caminhoneiros. A orientação de utilizar o preço médio pode reduzir o valor dos botijões em média de 10%, levando em consideração os gastos operacionais de cada revendedor. Um valor acima de 12% do preço médio da ANP, pode ser considerado abusivo e o estabelecimento pode ser autuado.
Consumidor precisa verificar
A recomendação do Procon, de acordo com a superintendente em exercício, é que os consumidores verifiquem se as informações estão sendo repassadas claramente, e que é direito do consumidor ter acesso a pauta da ANP para fazer as comparações. O valor das taxas de entrega, por exemplo, precisa ser cobrada a parte do valor do botijão, e não somar.
Outra orientação é que as denúncias sejam feitas com informações claras do local que estiver vendendo o gás com preço abusivo, como por exemplo, foto do local, endereço correto. Isso ajuda para que os órgãos competentes possam fazer a inspeção.
Patrícia ressalta que o preço de venda é livre entre os revendedores. O que é ilegal é utilizar de um momento oportuno, como a greve dos caminhoneiros, para elevar os preços sem ter qualquer justificativa, prejudicando o consumidor. O Procon reafirma que seja cobrado um valor justo pelo produto, tendo como base os gastos operacionais que o revendedor possui.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande







