Menu
Menu
Busca sexta, 23 de maio de 2025
Geral

"Reforma não é a dos nossos sonhos", diz presidente da FCDL-MS sobre aprovação tributária

Inês Santiago destaca aumento de carga tributária e desafios com transição da reforma

19 dezembro 2024 - 18h26Carla Andréa

Na noite da última terça-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou a Reforma Tributária com 314 votos a favor, 117 contra e uma abstenção.

O texto agora segue para sanção presidencial. A aprovação da reforma, que é debatida no Congresso há mais de 30 anos, traz importantes mudanças no sistema tributário brasileiro, mas também gerou reações adversas, especialmente no setor varejista.

A presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul (FCDL-MS), Dra. Inês Santiago, afirmou que a reforma aprovada não corresponde totalmente às expectativas do setor, especialmente no que se refere ao varejo e ao setor de serviços.

Segundo ela, a alíquota de referência de 26,5% prevista para o setor de serviços representará um aumento na carga tributária, o que preocupa os empresários.

A presidente ainda ressaltou a expectativa de que a simplificação e transparência na cobrança de tributos possam, ao longo do tempo, reduzir as obrigações acessórias, um dos principais desafios do sistema atual.

"Certamente não é a reforma dos nossos sonhos, sobretudo para o varejo, em especial o setor de serviços, cuja alíquota de referência de 26,5% representará um aumento de carga tributária para o setor. De qualquer sorte, esperamos que com o novo regime, a simplicidade e transparência na cobrança contribua efetivamente para a redução das obrigações acessórias, embora a reforma preveja um longo período de transição, o que poderá trazer um efeito inverso", afirmou Dra. Inês.

A presidente também destacou que, durante o período de transição entre 2026 e 2033, as empresas terão que lidar com dois sistemas tributários ao mesmo tempo, o que poderá aumentar a complexidade e gerar custos adicionais para o setor. Esse longo período de adaptação é um dos pontos mais criticados pelos empresários.

Dra. Inês, que já vinha articulando com a bancada federal de Mato Grosso do Sul em busca de mudanças que beneficiassem o setor varejista e de serviços, também participou de reuniões em Brasília, incluindo a última do ano passado, para debater as propostas da Reforma Tributária e defender os interesses do varejo.

Agora, com a reforma aprovada, o setor aguarda a implementação das mudanças, com a expectativa de que, a longo prazo, a simplificação do sistema tributário traga benefícios para o Brasil, apesar das preocupações com o aumento da carga tributária e os desafios da transição.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Landerson Correa Teixeira responde por tentativa de homicídio -
Justiça
Motorista que atropelou duas pessoas e arrastou uma no capô é condenado a 9 anos
Sebastião Salgado ao lado de uma das fotografias
Geral
Morre Sebastião Salgado, maior fotógrafo brasileiro da atualidade
Samuel de Abreu Carvalho -
Polícia
Polícia finaliza investigação sobre assassinato no Tiradentes sem identificar suspeitos
Salve uma Criança: Campanha é instituída para socorro de menores em Mato Grosso do Sul
Geral
Salve uma Criança: Campanha é instituída para socorro de menores em Mato Grosso do Sul
Acusado de matar desafeto a pauladas por dívida no bairro Jardim Colorado vai a júri
Justiça
Acusado de matar desafeto a pauladas por dívida no bairro Jardim Colorado vai a júri
Mais de 1,5kg de de resíduos recicláveis foram recolhidos durante o Festival América do Sul
Geral
Mais de 1,5kg de de resíduos recicláveis foram recolhidos durante o Festival América do Sul
Identidade Visual MPMS -
Cidade
Servidores são investigados por acúmulo ilegal de cargos em Campo Grande
Festival do Hambúrguer é oficializado por Lei no Estado
Geral
Festival do Hambúrguer é oficializado por Lei no Estado
Landerson Correa Teixeira responde por tentativa de homicídio -
Justiça
Motorista que atropelou duas pessoas e arrastou uma no capô é julgado hoje
Viaturas da Guarda Civil Municipal de Corumbá -
Interior
Ministério Público exige regularização do efetivo da Guarda Municipal de Corumbá

Mais Lidas

Marcos Venícius Moreira Molina foi preso logo após ser condenado -
Justiça
Por homicídio brutal, "Marquinho" é condenado a 13 anos de prisão em Campo Grande
O bebê foi resgatado pelos familiares
Polícia
Pais deixam bebê em boca de fumo para quitar dívida de R$ 150 em drogas
Frio vem para derrubar as temperaturas mínimas em MS
Clima
Casaco e cobertor! Frio de 5°C e geadas chegam na próxima semana em MS
Samuel de Abreu Carvalho -
Polícia
Polícia finaliza investigação sobre assassinato no Tiradentes sem identificar suspeitos