A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) mantém em situação de alerta alguns rios das bacias do Paraguai e do Paraná, dos quais apenas o Miranda apresenta-se em elevação até a manhã desta segunda-feira (4), e a previsão meteorológica para a semana indica tempo nublado em todo o Estado, com ocorrência de chuvas a qualquer hora.
Em Miranda, o rio já saiu da calha e desabrigou duas famílias ribeirinhas, que estão alojadas em casas de parentes, informou o coordenador municipal de Defesa Civil, Paulo Brito. Ele disse que até às 11h desta segunda-feira já choveu 100 milímetros na região e a tendência é o rio continuar subindo.
O nível atual do rio está a apenas 25 centímetros da situação de emergência (7,0 metros), conforme boletim divulgado pela Sala de Situação do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), e inunda algumas áreas urbanas de Miranda. No encontro com o Rio Nioaque (Estrada MT 738), o Miranda declinou em 95 centímetros em relação à régua de sexta-feira.
Mobilização
A subida repentina do Rio Aquidauana, na última sexta-feira (1º/12), mobilizou a Defesa Civil e a prefeitura de Aquidauana com a possibilidade de desabrigar famílias ribeirinhas, contudo as águas baixaram no fim de semana. Naquela data, o rio, próximo a ponte de concreto que interliga os municípios de Anastácio e Aquidauana, atingiu o nível de 7,16 metros (a situação de emergência é de 8,0 metros), mas reduziu para 6,14 metros nesta segunda-feira.
“Voltou a chover, mas é uma chuva fina e contínua”, informou o coordenador municipal da Defesa Civil, Mário Ravaglia, prevendo que as precipitações durante o dia cheguem a 20 milímetros. “Estamos de prontidão e mobilizados em caso de emergência, pois temos informações que continua chovendo nas cabeceiras”, acrescentou o coordenador.
No distrito de Palmeiras (Dois Irmãos do Buriti), o Aquidauana reduziu seu nível em 85 centímetros, enquanto o Taquari também perdeu força depois da diminuição das chuvas na região Norte – de 4,80 metros, na sexta-feira, registrou 4,48 metros, às 7h nesta segunda-feira. O Rio Pardo (bacia do Paraná) oscilou entre 5,63 metros e 5,58 metros em 24h.
Chuva forte
A previsão do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de MS), em todas as regiões do Estado, é de tempo mais severo durante a semana, com chuvas fortes, rajadas de ventos e grande incidência de raios, acumulando cerca de 125 milímetros, informou a coordenadora Franciane Rodrigues em boletim. A temperatura deve oscilar, em média, entre 21 e 30 graus.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"







