O governador Reinaldo Azambuja autorizou crédito suplementar à secretaria estadual de Infraestrutura (Seinfra), no valor de R$ 2,5 milhões, para implantação do sistema de iluminação na pista de pouso e decolagem do Aeroporto Santa Maria, em Campo Grande. O investimento visa dotar o Santa Maria, sob controle do estado, com estrutura para operar como aeródromo auxiliar do Aeroporto Internacional.
O objetivo do estado é diminuir o fluxo de aviões de pequeno e médio porte no aeroporto internacional, além de garantir maior segurança operacional e conforto aos usuários. O superintendente aviário Leonardo Dias Marcelo, da Gerência de Transportes Aéreos (GAT), vinculada à Seinfra, informou que o balizamento noturno colocará o Santa Maria em condições de receber voos comerciais em uma situação de emergência.
Com acesso pavimentado, a partir da BR-262, o aeroporto é dotado de duas pistas – a de pouso e decolagem, de 1.600 metros, por 30 metros de largura, e a de taxiamento, de 1.500 metros, por 23 metros de largura. Os recursos destinados a melhoria operacional são integralmente do Estado e a obra entra em processo de licitação, com prazo de conclusão em 150 dias, a partir da data de ordem de serviço dada pela Seinfra.
Para a PRF, o novo sistema de iluminação dará maior agilidade operacional às tarefas da unidade, além de mais controle e segurança de voo, seja sob chuva ou tempo parcialmente nublado, informou o inspetor Bággio Tércio, destacando a importância do investimento do Estado. As operações noturnas, segundo os proprietários dos hangares, vão intensificar a aviação executiva. O tráfego aéreo é intenso no aeroporto: chega a 60 voos em um dia.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


A pista de 1600 m será homologada para aviões de grande porte (Edemir Rodrigues)



