Menu
Menu
Busca sexta, 08 de maio de 2026
Geral

Saúde capacita agentes sobre cadastro do público LGBT+ no e-SUS

Recepcionistas das unidades e agentes de saúde receberam as orientações

26 maio 2021 - 11h48Sarah Chaves com informações do Governo do Estado    atualizado em 26/05/2021 às 12h02

A Secretaria de Estado de Saúde promoveu a capacitação de agentes de saúde e recepcionistas na atenção ao acolhimento à população LGBT+ em unidades de saúde de Mato Grosso do Sul.

Os profissionais de saúde receberam orientações sobre o cadastro do público LGBT+ na plataforma do sistema e-SUS, do Ministério da Saúde. “Ao fazer esse cadastro no sistema de saúde, permite que as equipes de saúde conheçam melhor as características deste público e possam promover um atendimento mais adequado e de excelência. É a Saúde fazendo valer a implementação de políticas públicas para a população LGBT+ em nosso Estado", afirmou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende.

Segundo a gerente de Equidade em Saúde e Ações Estratégica da Secretaria de Estado de Saúde, Geani Almeida, a partir das informações atualizadas possibilita o desenvolvimento de ações específica para este público, mas há uma lacuna no sistema de saúde. “Por exemplo, hoje nós não temos informações de quanto homens trans tiveram câncer de mama ou quantas mulheres trans tiveram câncer de próstata. Às vezes, por medo ou até mesmo por receio de como será recebido nas unidades de saúde acabam não indo e se descuidando da saúde.

“Por isso, fizemos a capacitação dos recepcionistas das unidades e agentes de saúde. Todos possuem acesso ao sistema e-SUS. No entanto, os agentes de saúde possuem um papel importante neste processo porque são eles que têm acesso direto e conhecem bem as famílias e podem fazer o cadastro corretamente, bem como os recepcionistas das unidades de saúde, quando a pessoa chegar em busca de atendimento médico”, esclarece a gerente.

Como gostaria de ser chamado?

A forma de acolhimento e de abordagens foram pontos debatidos durante a capacitação com os profissionais de saúde. “Nós sabemos que há muitas situações, há questões pessoais envolvidas. É um processo que é de autoconhecimento da pessoa, então, às vezes, a forma de abordagem acaba sendo um momento delicado, uma pergunta sem o devido preparo, pode afastar a pessoa”.

“Assim, nós orientamos que o profissional de saúde pergunte a esta pessoa seja em atendimento em sua residência ou quando chegar às unidades de saúde, de como ela gostaria de ser chamada? Se ela deseja inserir o nome social e/ou sua orientação sexual neste sistema. Deixando claro que se trata de uma pergunta técnica e suma importância para o sistema de saúde. Por isso, é importante que tenham o treinamento adequado para estes casos”, pontua Geani.

e-SUS

De acordo com o Ministério da Saúde, o e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional, por meio dos sistemas de Coleta de Dados Simplificada (CDS) e Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), tendo a possibilidade de integração com sistemas já existentes. A qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acusado, Iago Romão durante julgamento
Justiça
Acusado de ajudar a matar 'Léo' e jogar corpo em fossa no Nova Lima é julgado nesta sexta
 Gerson Claro destaca união familiar como legado
Geral
Gerson participa de homenagem às mães na ALEMS e fala sobre importância da família
Local do crime - Foto: Brenda Assis
Justiça
Por assassinato a tiros no bairro Moreninha, réu é condenado a 16 anos de prisão
Tribunal de Justiça aprova instalação de Vara Ambiental em Bonito
Meio Ambiente
Tribunal de Justiça aprova instalação de Vara Ambiental em Bonito
Carlão durante sessão
Geral
Lideranças comunitárias são homenageadas na Câmara com prêmio Anísio Sabino dos Santos
Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul
Justiça
Mulher é condenada a indenizar ex-marido após conflito por imóvel em Campo Grande
Loteamento / Parcelamento de Solo  Foto: Ilustrativa / Freepik
Cidade
'Sujar o nome é estratégia', diz influenciador com mais de R$ 1 milhão em dívidas
Promotor de Justiça Romão Ávila Milhan Júnior
Geral
Reconduzido ao cargo, Romão Ávila toma posse no comando do MPMS nesta sexta-feira
Local do crime - Foto: Brenda Assis
Justiça
Acusado de homicídio após cobrança de dívida vai a júri popular em Campo Grande
Foto: IA - Reprodução / Gemini - Google
Justiça
Após expor caso de violência, ex de 'Trutis' relata orientação de pastores para orar

Mais Lidas

Fachada da Secretaria Estadual de Saúde
Saúde
SES emite alerta para surto de meningite meningocócica em Mato Grosso do Sul
Imagem ilustrativa
Polícia
Vizinha denuncia casal por ato sexual com janela aberta em prédio no Pioneiros
Pedro Lucio Jesus de Oliveira, o 'Peu', em julgamento - Foto: Vinícius Santos
Justiça
'Peu' pega 14 anos de prisão por assassinato com foice em Campo Grande
Peu senta na cadeira dos réus para julgamento
Justiça
'Peu' encara júri após matar desafeto com golpes de foice em Campo Grande