Menu
Menu
Busca domingo, 15 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Geral

Semed capacita nutricionistas para atuarem na Reme

A capacitação reúne ainda funcionárias que já estão trabalhando na Rede Municipal de Ensino

15 maio 2017 - 17h47Da redação com assessoria

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal da Prefeitura, está capacitando as nutricionistas selecionadas no concurso realizado em 2016 para atuarem na Rede Municipal de Educação (Reme). O curso deve ser concluído antes de as novas servidoras assumirem o cargo.

A capacitação reúne ainda funcionárias que já estão trabalhando na Reme. Ao todo foram chamadas oito nutricionistas do concurso de 2016. Neste primeiro momento foram nomeadas cinco profissionais que passaram pela capacitação nesta segunda-feira, no Centro de Formação da Semed. As demais devem ser chamadas nas próximas semanas.

Na capacitação, além das informações sobre a rotina da função, as nutricionistas também são orientadas quanto ao Programa Nacional de Alimentação Escolar. A formação é importante, pois muitas atuavam em outras áreas da profissão. “Estamos buscando a qualidade de nosso serviço através dessa capacitação”, explicou Suelen Rotela, nutricionista palestrante.

No início, as profissionais serão acompanhadas pelas servidoras da Rede que já possuem experiência. Elas irão detalhar todo o trâmite operacional desde a elaboração do cardápio até a compra dos alimentos através de processos licitatórios, passando pela produção dos alimentos dentro das cozinhas escolares.

A nutricionista recém nomeada Aline Neves Costa, formada há dois anos, fala sobre a relevância de passar por esta capacitação junto à equipe. “É importante chegarmos preparadas nas escolas, porque viemos de uma realidade diferente”, destacou.

Para a nutricionista Priscila Figueiredo também formada há dois anos, e que atuava na área de nutrição clínica a oportunidade traz novos desafios.  “Além da questão de segurança alimentar, dos alimentos que chegam até as crianças e da qualidade, acredito que iremos contribuir também com a educação alimentar. Com essa capacitação teremos mais vivência para não chegarmos despreparadas”, disse.

Acompanhamento nutricional

A partir desta terça-feira, as nutricionistas se deslocarão para as unidades de ensino, acompanhadas pelas profissionais mais experientes que, além de sanar as dúvidas das novas profissionais, irão garantir uma padronização do trabalho.

A função das nutricionistas é buscar as boas práticas de manipulação de alimentos, seguir normas padronizadas de higiene dentro da cozinha, observar a qualidade e o preparo correto do alimento e evitar o desperdício – que é um dos principais itens a serem observados, conforme determinação da secretária de Educação, Ilza Mateus e o controle começa logo na chegada dos produtos a Suale (Superintendência Alimentar).

Os alimentos fornecidos para a Semed são criteriosamente selecionados pela equipe de Nutrição e só após aprovados, são licitados. Na licitação é exigido aos fornecedores amostras dos produtos que serão ofertados para verificar se eles se enquadram dentro dos padrões.

Para garantir a conservação adequada, a Suale também prioriza técnicas de limpeza e logística e os produtos são encaminhados às escolas de acordo com a necessidade, evitando pedidos super dimensionados.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Primeiro atendimento aconteceu neste sábado no Tarsila de Amaral
Geral
Caravana da Castração segue com atendimentos gratuitos na Capital
Lei que proíbe multa por fidelidade reforça direitos do consumidor em Mato Grosso do Sul
Geral
Lei que proíbe multa por fidelidade reforça direitos do consumidor em Mato Grosso do Sul
Três magistrados disputam no TJMS vaga de desembargador deixada por Djailson de Souza
Justiça
Três magistrados disputam no TJMS vaga de desembargador deixada por Djailson de Souza
O evento, considerado um dos maiores do país sobre o tema, segue até domingo (15)
Geral
Abertura de congresso internacional sobre autismo reúne especialistas e público em Ponta Porã
Divulgação / PMMS
Polícia
Polícia descobre mercado usado no esquema de 'disk-drogas' e faz prisões em Campo Grande
Sindicato repudia boletim de ocorrência contra jornalista do JD1 após reportagem
Geral
Sindicato repudia boletim de ocorrência contra jornalista do JD1 após reportagem
SEC publica plano estadual para promover envelhecimento digno e combater o idadismo em MS
Geral
SEC publica plano estadual para promover envelhecimento digno e combater o idadismo em MS
O leilão será realizado de forma totalmente digital
Geral
Detran-MS coloca 164 veículos em leilão com lances de até R$ 5 mil
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena acumulada sorteia neste sábado prêmio de R$ 75 milhões
Na área da conferência, três viaturas e pelo menos 12 guardas civis estarão dedicados à segurança
Geral
COP15 em Campo Grande terá esquema reforçado de segurança e mobilidade

Mais Lidas

Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça concede medida protetiva a menina estuprada por pastor com cargo na prefeitura
Imagem ilustrativa | Batalhão de Trânsito da Polícia Militar atuou na ocorrência
Polícia
Funcionária pública perde a perna após ser atropelada e motorista foge na Capital
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS