A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) anuncia que a vacinação contra a gripe será prorrogada até esta sexta-feira, dia 17 de maio. O motivo é não ter atingido a meta que é de 80% do público alvo (crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, gestantes e puérperas - pós-parto e indígenas). Até a última sexta-feira (10.05) foram alcançados 71,22% da meta estipulada, com 93.561 pessoas vacinadas. Os grupos formados por gestantes e crianças foram os que menos atingiram a meta.
A gerente do Serviço de Imunização da Sesau, Cássia Thiemi Kanaoka alerta que os grupos de gestantes e crianças são bastante vulneráveis à gripe e salienta a necessidade da vacina como prevenção. “Já temos casos de gripe nas unidades de saúde alcançando esses dois grupos”, justificou.
Dos grupos que fazem parte do público alvo, os que mais compareceram às unidades de saúde foram os idosos, com índice de 79% da meta. O menor índice ficou com a população indígena, com percentual de 36%. Na avaliação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, o total de índios a ser imunizados em Campo Grande é superestimado pelo Ministério.
As unidades básicas de saúde atendem de segunda a sexta no horário das 7 horas às 11 horas e das 13 horas às 17 horas.
De acordo com dados da Sesau a vacinação atingiu os seguintes números:
Crianças – 12.071 (62%)
Gestantes – 5.291 (54%)
Puérperas (Pós-parto) - 1.230 (77%)
Idosos – 63. 424 (79%)
Indígenas – 1.117 (36%)
Trabalhadores da Saúde - 10.428 (60%)
Sobre a gripe
Influenza - A gripe é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, de grande interesse da saúde publica, devido ao seu potencial em levar a complicações graves e ao óbito, especialmente para os grupos de risco para as complicações desta infecção (crianças de seis meses a menores de dois anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas e outras condições clinicas especiais).
A principal tecnologia disponível para a prevenção desta infecção é a vacina. A campanha anual, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nas pessoas vacinadas e reduziu, consideravelmente, os gastos com internações e medicamentos para tratamento da gripe provocada pelo vírus da Influenza.
Via CG Notícias
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS








