A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ampliou os requisitos técnicos para a certificação de Smart TV Box, dispositivo com sistema operacional que conecta a TV a uma fonte de sinal para acessar conteúdos no formato digital.
Segundo a agência, os novos requisitos, obrigatórios a partir do dia 11 de setembro, visam conter a disseminação de “equipamentos voltados à pirataria de obras audiovisuais e que colocam em risco a segurança de usuários e das redes de telecomunicações”.
Com a ampliação dos requisitos para certificação desses equipamentos, será incorporado, no processo de avaliação da conformidade, a verificação da presença de funcionalidades que permitem a violação de direitos autorais de obras audiovisuais.
“Foi identificada vulnerabilidade de segurança cibernética devido à presença de porta de comunicação não documentada que pode ser usada para ataques cibernéticos como: a invasão da rede local do usuário, o roubo de informações pessoais e o ataque de negação de serviço”, informa a Anatel.
Entre as verificações que passarão a ser feitas pelo equipamento está a de checar a existência de software ou aplicativo por padrão no produto que esteja em lista de equipamentos ou softwares irregulares.
Também será verificado se o equipamento é fornecido com facilidades para alteração de características de seu sistema operacional – ou se o equipamento permite a instalação de aplicativos de terceiros não verificados em loja oficial.
Por fim, será verificado se constam – em páginas da internet do fabricante ou do seu representante nacional, no manual do produto ou em qualquer outra documentação relativa ao equipamento – informações ou instruções sobre utilização, atualização ou instalação de softwares ou aplicativos destinados ao acesso ilícito a conteúdo audiovisual.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Veterinário que matou ex-cunhado a tiros em Campo Grande tem pena reduzida

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 16/6/2025

"Doe o Melhor de Você: Doe Vida" terá coleta no Comando-Geral da PMMS

Sem ganhadores, prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 110 milhões

Bertoni é reconduzido à presidência da Famasul por mais um quadriênio

Beto Pereira apresenta projeto para interligar entradas de Aquidauana a anel viário

Suzano contribui para profissionalização de mão de obra em Ribas do Rio Pardo

Secretário de MS explica sobre sistema de alarmes e abrigo de Hotel em Israel; vídeo

Vai viajar? Programação de obras da Way-306 prevê pontos de interdição; confira
