Para garantir as ações de Política Pública de Equidade Racial e a implementação de iniciativas que buscam a eliminação da discriminação e o enfrentamento do racismo, a Prefeitura de Campo Grande propõe a assinatura do Termo de Cooperação entre diversas secretarias municipais. O documento será assinado na segunda-feira (20.11) – data que marca o Dia da Consciência Negra – no Gabinete do Prefeito, às 9 horas.
A proposta de cooperação, que busca o comprometimento de diversas secretarias com ações voltadas às políticas de Ações Afirmativas visando à Promoção da Igualdade Racial, é uma iniciativa da Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Segov), coordenada pela Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos por meio da Coordenadoria de Promoção para a Igualdade Racial. Com o Termo, a intenção é lançar o Programa de Ações para os próximos três anos, e que irá culminar no Plano de Igualdade Racial. O Secretário de Governo, Antonio Lacerda esclarece que um dos objetivos principais do Termo é desenvolver, com legitimidade e eficácia, as ações que visam a superação das desigualdades raciais, de forma coletiva e compartilhada.
Participam do Termo de Cooperação as secretaria municipais de Educação, de Assistência Social, de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Meio Ambiente e Gestão Urbana, de Cultura e Turismo e a Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano a Subsecretaria de Políticas para Juventude e a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres. Também integram o termo a Fundação Social do Trabalho, a Empresa Municipal de Habitação e a Fundação Municipal do Esporte.
Identidade Étnica
Com a iniciativa, a intenção é promover ações pertinentes ao âmbito de cada secretaria visando, por exemplo, a preservação da memória, da cultura e da identidade étnica da população negra, da Comunidade Quilombola, dos Povos de terreiro e Povos Ciganos, bem como sua plena inserção na vida econômica, política, cultural e social do município.
Com o apoio das secretarias envolvidas, caberá à Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, através da Coordenadoria de Promoção para a Igualdade Racial, elaborar, propor e coordenar as políticas públicas de Equidade Racial, além de implementar programas, serviços e ações que busquem a igualdade de direitos e de oportunidades.
Para o Subsecretário de Defesa dos Direitos Humanos, Ademar Vieira Junior não tem como falar em democracia sem se ter como fundamento o princípio da igualdade. “A igualdade visa garantir a justiça social, proporcionando a paridade de oportunidade, bem como condições reais de vida, gerando assim a equidade racial”, explicou,
Comprometimento
A coordenadora de Promoção para a Igualdade Racial, Rosana Anunciação Franco, argumenta que esses são os primeiros passos para a construção de uma política de igualdade que inclua e venha ao encontro com a realidade da população e dos segmentos que a Coordenadoria representa. “Para isso, é necessário o comprometimento dos órgãos do poder público municipal e da sociedade civil, trabalhando de forma a garantir o direito de todos”, justificou.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande








