Um terremoto de magnitude 7,8 na escala Richter atingiu áreas entre Honduras e Cuba e provocou alerta de tsunami que poderia afetar Porto Rico e as Ilhas Virgens, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (EUA). O tremor é considerado grande por estar entre 7 e 7,9 graus. A escala Richter é infinita, porém não há registro de terremotos iguais ou maiores que 10 graus.
De acordo com o centro americano, o tremor ocorreu por volta das 23h (horário local, 1h de Brasília desta quarta-feira) e sua origem estava a 44 quilômetros ao leste do arquipélago das Ilhas de Cisne, que pertencem a Honduras e ficam no noroeste do Mar do Caribe.
O tremor, que teve 10 quilômetros de profundidade, ocorreu no mar, entre a ilha de Cuba e as costas de Honduras e Belize, segundo mostram os mapas do Serviço Geológico norte-americano.
O epicentro foi localizado a 201,9 quilômetros da localidade de Barra Patuca (Honduras), de 2.758 habitantes, e a 245,2 quilômetros do município de Puerto Lempira, que reúne 4.856 pessoas, assim como a 303,1 quilômetros de George Town, nas Ilhas Cayman.
Aparentemente, o epicentro do terremoto está distante dos centros urbanos, mas por enquanto não se sabe qual o seu alcance.
Logo após o tremor, o Serviço Meteorológico dos EUA emitiu alerta sobre a possibilidade de tsunami para Cuba, Honduras, o México, as Ilhas Cayman, a Jamaica, Belize e também as Ilhas Virgens e Porto Rico, territórios americanos recentemente devastados pelos furacões Irma e Maria.
As ondas podem atingir entre 0,3 e um metro de altitude acima do nível do mar.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas







