Será julgando na tarde desta quarta-feira (20) pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) um mandado de segurança interposto pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos, Lubrificantes e Lojas de Conveniência (Sinpetro) contra o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Na ação o sindicato requer que o estado crie meios para que os comerciantes sejam ressarcidos dos valores cobrados a mais no momento da tributação do ICMS.
Em suas alegações o Sinpetro afirma que no momento da tributação é considerado o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF), que é mais alto do que o preço praticado nos postos de gasolina, os comerciantes acabam sendo prejudicados nesta tributação.
Ainda alega que o estado não disponibiliza mecanismos para a restituição/compensação dos filiados do sindicato, ocorrendo uma interferência negativa na economia sul-mato-grossense e uma afronta aos princípios da livre iniciativa e da livre concorrência, do princípio da capacidade contributiva e do princípio da isonomia.
O sindicato requer a concessão de uma liminar para que seja devolvido aos comerciantes o valor pago a mais do tributo. E que o estado crie mecanismos para que o varejista possa ser ressarcido destes valores.
A ação é a primeira da pauta desta quarta-feira. O relator do processo é o Desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho.
Processo Nº 1409544-27.2017.8.12.0000
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande







