Será julgando na tarde desta quarta-feira (20) pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) um mandado de segurança interposto pelo Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos, Lubrificantes e Lojas de Conveniência (Sinpetro) contra o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Na ação o sindicato requer que o estado crie meios para que os comerciantes sejam ressarcidos dos valores cobrados a mais no momento da tributação do ICMS.
Em suas alegações o Sinpetro afirma que no momento da tributação é considerado o preço médio ponderado ao consumidor final (PMPF), que é mais alto do que o preço praticado nos postos de gasolina, os comerciantes acabam sendo prejudicados nesta tributação.
Ainda alega que o estado não disponibiliza mecanismos para a restituição/compensação dos filiados do sindicato, ocorrendo uma interferência negativa na economia sul-mato-grossense e uma afronta aos princípios da livre iniciativa e da livre concorrência, do princípio da capacidade contributiva e do princípio da isonomia.
O sindicato requer a concessão de uma liminar para que seja devolvido aos comerciantes o valor pago a mais do tributo. E que o estado crie mecanismos para que o varejista possa ser ressarcido destes valores.
A ação é a primeira da pauta desta quarta-feira. O relator do processo é o Desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho.
Processo Nº 1409544-27.2017.8.12.0000
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJ vê inconsistências em versões e absolve homem condenado por estupro em Ivinhema

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

'Rapidinha' de R$ 100 termina em calote e agressão contra mulher em Maracaju

Polícia Militar atende ocorrência de cão vítima de escalpelamento em Nova Alvorada do Sul

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

Carro funerário de Bandeirantes é flagrado transportando cocaína no DF

Mais uma vez acumulada, Mega-Sena chega a incríveis R$ 102 milhões

Tentativa de homicídio em Campo Grande 'rende' pena de 3 anos em regime aberto





