Teve início na noite de quinta-feira (3) e continua nesta sexta (4), no plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Campo Grande, a terceira etapa da segunda edição deste ano do Curso de Preparação à Adoção (CPA). Com transmissão simultânea para as comarcas de Jardim, Cassilândia, Aquidauana, Bonito, Ponta Porã, Glória de Dourados e Bataguassu, mais de 80 pretendentes da Capital participam desta edição do curso, procedimento obrigatório para os interessados em se habilitarem à adoção.
Desde o ano passado houve uma remodelação na capacitação, que passou de dois para oito encontros, divididos em quatro etapas com dois dias consecutivos. Durante o curso, os pretendentes das comarcas do interior, além de assistirem as palestras e realizarem todas as dinâmicas propostas, interagem com a equipe da Capital com o envio de questionamentos aos palestrantes via Whatsapp do grupo do CPA.
Na noite de ontem (3), o psícólogo Eduardo Pelliccioli falou aos participantes sobre o desenvolvimento infantil e da adolescência, ressaltando os aspectos normais e patológicos. Após o intervalo, teve seguimento o estudo do livro "Pedagogia da Adoção", de Luiz Schettini Filho, indicado apela equipe do Núcleo de Adoção do Fórum. A dinâmica de leitura compartilhada e apresentação de capÍtulos do livro segue no encontro de hoje.
Nesta sexta-feira (4), as coordenadoras do curso, a assistente social Adma Freitas e a psicóloga Naura Clívia, falarão sobre os documentos necessários para o cadastro de habilitação e dos procedimentos para os pretendentes darem entrada no requerimento para o processo de adoção.
A coordenação do CPA explicará detalhadamente como funciona o processo de habilitação, a necessidade das visitas, quais aspectos são observados pelas profissionais na avaliação psicológica e na social, enfim, tudo para que a adoção seja efetivada com sucesso.
Os pretendentes também acompanharão a explanação de representantes do Grupo de Apoio à Adoção Vida (Geaav), que falarão dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo, formado com intuito de tirar dúvidas e trocar experiências sobre adoção com todas as pessoas que desejem ou que conheçam alguém que queira adotar. O encontro de hoje ainda terá o depoimento de uma família que adotou uma adolescente.
O CPA tem início às 19 horas, no plenário do Tribunal do Júri no Fórum da Capital. Para receber o certificado de conclusão é necessário 100% de frequência. A última etapa ocorrerá nos dias 17 e 18 de agosto.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte






