O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (AD), ampliou nesta quarta-feira (6), a oferta 12 para 20 leitos de acolhimento.
Uma equipe do AD visitará hoje, juntamente com outros serviços de saúde, a população em situação de rua, para facilitar o acesso ao tratamento da dependência química.
O objetivo do AD é oferecer o suporte necessário para a execução do serviço de tratamento a usuários de álcool e drogas.
Essa é uma maneira de oferecer a abordagem a esta população, que é alvo de críticas por conta da dependência química, considerada uma doença. Após a abordagem em cena de uso e avaliação da equipe multiprofissional, o paciente pode ser encaminhado para o Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Droga (CAPS AD), ou dependendo das condições clínicas, conduzido para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ou Centro Regional de Saúde (CRS).
Dentre as atividades, a oficina de crochê é uma ferramenta de terapia que alivia o desejo de ingestão das substâncias viciantes.
Mais de 900 pacientes fazem acompanhamento na CAPS AD e recebem apoio para abandonar o vício. Além das oficinas de terapias ocupacionais, eles recebem tratamento de psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos, médico plantonista 24h e farmacêuticos.
No CAPS AD é oferecido acolhimento à demanda espontânea sem a necessidade de encaminhamento, das 7h às 19h, mas funciona 24h por dia, todos os dias da semana, no atendimento de pacientes albergados. No local são oferecidas refeições para os pacientes.
A população pode colaborar informando, caso encontrem, pessoas em situação de rua em cenas de uso de álcool e drogas. Basta ligar para o número 3314-3756 (em horário comercial), e informar o endereço da situação e as características físicas da pessoa.
Deixe seu Comentário
Leia Também

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte

Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"

Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

3º Leilão 'Direito de Viver' arrecada recursos para Hospital de Amor e movimenta Campo Grande







