A Justiça Eleitoral desaprovou as contas de campanha de Valdirene Vieira da Silva, conhecida como "Dona Val" (PSOL), candidata a vereadora nas eleições de 2024 em Ribas do Rio Pardo. A sentença foi proferida pelo juiz César David Maudonnet, que determinou que a candidata devolva R$ 17.500,00 ao Tesouro Nacional.
O processo de prestação de contas, realizado por meio do Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), revelou diversas irregularidades. A principal falha apontada foi a ausência de abertura de uma conta bancária específica para a movimentação de recursos, o que impediu a fiscalização da campanha.
Além disso, a prestação de contas apresentou contratações de pessoal com documentos irregulares, como contratos ilegíveis e valores discrepantes pagos a cinco pessoas contratadas, totalizando 69,87% das despesas com recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC).
De acordo com o relatório técnico da Justiça Eleitoral, as despesas com pessoal não foraam detalhadas corretamente, como exige a Resolução TSE nº 23.607/2019, e os valores pagos não correspondem à justificativa do preço contratado. O Ministério Público Eleitoral (MPE) também apontou irregularidades nas doações recebidas do PSOL e possíveis desvios de finalidade no uso dos recursos do FEFC.
Apesar de ter sido intimada a se manifestar sobre as irregularidades, a candidata não respondeu dentro do prazo estipulado. Com isso, o juiz determinou a devolução dos valores irregulares ao Tesouro Nacional, além de estabelecer que os contratados também respondam solidariamente pela devolução.
A candidata, que não foi eleita nas eleições de 2024, pode recorrer da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O processo segue sendo acompanhado pelo Ministério Público Eleitoral.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Quebra de sigilo médico é reconhecida e acusada de aborto escapa de júri popular em MS

Homem em surto invade casa de idosos e morre em Três Lagoas

DEFRON incinera 14,5 toneladas de drogas em Dourados

Adolescente mata pai a facada em Coxim

Empresário perde quase R$ 30 mil após cair em golpe do falso tabelião em Dourados

Ação rápida da Polícia Militar salva homem com crise convulsiva em Paranaíba

Polícia Civil incinera 2 toneladas de drogas em Três Lagoas durante Operação

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS


Valdirene Vieira da Silva, a "Dona Val" - (Foto: Reprodução/TSE)



