Menu
Menu
Busca sábado, 12 de julho de 2025
Interior

Ministério Público cobra fim de contratações temporárias em Corumbá

Segundo Luciano Bordignon Conte, o não atendimento à recomendação pode resultar em responsabilização judicial da administração municipal

02 junho 2025 - 08h22Vinícius Santos

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) recomendou que a Prefeitura de Corumbá encerre imediatamente dois contratos de trabalho temporário firmados em 2022 e pare com novas contratações ou prorrogações para cargos que já foram oferecidos em concurso público.

A recomendação foi enviada ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, o “Dr. Gabriel”, e também à secretária municipal de Assistência Social, Beatriz Rosália Ribeiro Cavassa de Oliveira.

Os contratos citados são os de número 61/2022 (Processo nº 31023/2022) e 60/2022 (Processo nº 30659/2022). O MP orienta que, mesmo com o encerramento dos vínculos, a prefeitura adote medidas para garantir a continuidade dos serviços públicos.

Além disso, o MP reforça que a prefeitura deve se abster de fazer novas contratações temporárias ou prorrogar contratos atuais para funções que já têm candidatos aprovados em concurso público, mesmo que estejam apenas no cadastro de reserva.

O promotor de Justiça Luciano Bordignon Conte alertou que manter pessoas contratadas sem concurso em cargos permanentes, quando há aprovados em concurso público, configura uma burla à regra do concurso e pode ser considerada improbidade administrativa, conforme a Lei nº 8.429/92.

A prefeitura tem um prazo de 10 dias úteis para informar se acatará ou não a recomendação, com envio de documentos que comprovem as providências adotadas. Caso não haja cumprimento, o MP pode tomar medidas judiciais.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Viatura Polícia Militar
Justiça
Sargento da PMMS é condenado por não atender ocorrência de perturbação do sossego
Acidente deixou carro e poste destruídos
Interior
Motorista colide com poste após ser fechado por caminhão na BR-262, em Corumbá
Morador de rua ficou em estado grave após ser espancado
Interior
Morador de rua é brutalmente espancado por causa de marmita em Três Lagoas
Identidade Visual MPMS -
Interior
MP investiga lei de 2012 que deu nome de professora viva a escola em Itaquiraí
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP recomenda criação de comitê e plano de proteção à infância em Aquidauana
Polícia conseguiu prender o autor
Interior
Marido fratura costelas da esposa, foge com filho e acaba preso em Ponta Porã
Mototaxista não resistiu
Interior
Mototaxista sofre mal súbito, cai da moto e morre em Três Lagoas
Imagem Ilustrativa do INSS -
Justiça
Por descontos indevidos, Unsbras é condenada a indenizar pensionista em R$ 8 mil em MS
Paço Municipal -
Política
Reajuste salarial do prefeito de Naviraí é suspenso pela Justiça
Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã

Mais Lidas

JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Polícia
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã
JD1TV: Guarda municipal é filmado espancando jovem amarrado em Campo Grande
Polícia
JD1TV: Guarda municipal é filmado espancando jovem amarrado em Campo Grande
Adolescente força aborto, asfixia bebê até a morte e joga corpo em lixão após término de namoro
Polícia
Adolescente força aborto, asfixia bebê até a morte e joga corpo em lixão após término de namoro