A promotora de Justiça Angélica de Andrade Arruda, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), expediu recomendação à administração municipal de Aquidauana para que sejam adotadas medidas voltadas à promoção da paz e do respeito no ambiente escolar. A recomendação se destina às escolas públicas e privadas do município.
Entre as ações propostas, está a inclusão, nos projetos pedagógicos das escolas, de medidas de conscientização, prevenção e combate ao bullying, conforme previsto na Lei Estadual nº 3.887/2010. O objetivo é capacitar professores e equipes pedagógicas, orientar vítimas e agressores, envolver as famílias e encaminhar, quando necessário, os envolvidos aos serviços de saúde, assistência social, psicológica e jurídica.
A promotora também orienta que sejam realizadas campanhas educativas, atividades anuais e outras ações que reforcem a prevenção à violência e ao bullying no ambiente escolar. Outra medida recomendada é a inclusão de regras específicas sobre o bullying nos regimentos internos das escolas.
De acordo com a promotora, a recomendação leva em conta a recente Lei Federal nº 14.811/2024, que passou a tratar o bullying e o cyberbullying como crimes. Também foi ressaltada a importância de promover uma cultura de paz nas escolas, visando à formação dos alunos para o exercício da cidadania e o desenvolvimento pleno.
A prefeitura de Aquidauana deve informar o MPMS, no prazo de 15 dias, se vai cumprir ou não as recomendações. A promotora reforça que a recomendação não afasta o cumprimento de outras normas legais nem limita a atuação do MPMS, podendo haver futuras medidas sobre o tema.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Candidatos do PT em Paranhos precisam devolver R$ 60,5 mil por contas desaprovadas

PRF apreende caminhão com 2 toneladas de drogas em Paranaíba

JD1TV: Ladrão tenta furtar supermercado, mas fica sem carne e bike em Sidrolândia

STJ mantém prisão preventiva de homem acusado de matar desafeto em Três Lagoas

Motorista é preso com 450 mil maços de cigarros contrabandeados em Sidrolândia

TCE determina que ex-prefeita de Iguatemi devolva R$ 776 mil por contrato irregular

Indo visitar a família, jovem morre ao capotar Amarok na 'curva da morte' na BR-060

Após desaparecer, criança é encontrada morta em represa em Nova Andradina

Fugitivo de delegacia morre em confronto com a polícia em Ponta Porã
