O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) emitiu recomendação ao prefeito de Ivinhema, Juliano Ferro Barros Donato, determinando a rescisão do contrato nº 049/2021, firmado com o escritório de advocacia Marcelo Balduíno – Advocacia S.S. A recomendação, assinada pelo promotor de Justiça Daniel do Nascimento Britto, também orienta que o município se abstenha de contratar escritórios de advocacia para serviços que sejam atribuições do setor jurídico municipal.
Conforme o promotor, o contrato foi firmado por inexigibilidade de licitação, com o objetivo de prestar consultoria e assessoria jurídica em áreas como Direito Público Municipal e Administrativo. Entretanto, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul já apontou irregularidades no processo devido à ausência de singularidade do objeto contratado e à falta de notória especialização.
O município de Ivinhema possui atualmente uma estrutura jurídica composta por quatro assessores jurídicos, um procurador jurídico e um procurador-geral, além de candidatos aprovados para nomeação. O MPMS considera que as atividades previstas no contrato são rotineiras e se confundem com as atribuições do setor jurídico do município, não justificando a contratação externa.
Na recomendação, o promotor reforça a necessidade de o gestor público cumprir as exigências legais, adotar medidas preventivas para evitar irregularidades e assegurar a regularidade das atividades administrativas.
A gestão municipal tem o prazo de 10 dias úteis para comunicar ao Ministério Público sobre o acolhimento ou não da recomendação. Caso não sejam adotadas as medidas indicadas, o MPMS poderá tomar providências cabíveis conforme a legislação vigente.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Investigados por tentarem matar rapaz a tiros são presos em Paranaíba

JD1TV: Cowboy é internado em estado grave após cair durante montaria em Inocência

JD1TV: BMW avaliada em quase meio milhão 'beija' árvore na Afonso Pena

Homem é assassinado a tiros enquanto estava em bar de Aparecida do Taboado

Criança fica em estado grave após ser atropelada ao sair de catequese em Dourados

Celta pega fogo no meio da MS-395 e motorista sai ileso em Bataguassu

JD1TV: Sorveteria e ótica ficam destruídas após incêndio em Itaporã

Idoso é preso por agredir violentamente uma policial militar em Angélica

Travestis brigam e uma fica ferida com golpes de faca em Anastácio
