Se a moda pega! O Parlamento da Austrália aprovou nesta quinta-feira (28) uma lei pioneira que proíbe o uso de redes sociais por adolescentes com menos de 16 anos.
A medida exige que as plataformas digitais adotem mecanismos para impedir o acesso de menores, sob pena de multas que podem chegar a 50 milhões de dólares australianos, equivalente a R$ 193 milhões.
A legislação foi aprovada no Senado no último dia de sessão parlamentar do ano, após um processo acelerado que gerou debates intensos.
A nova regra deverá impactar plataformas populares como Snapchat, TikTok, Facebook, Instagram, Reddit e X (antigo Twitter), mas pode se expandir para outros serviços.
O primeiro-ministro, Anthony Albanese, defendeu a medida como uma resposta necessária aos problemas causados pelas redes sociais. “Sabemos que a rede social pode ser uma arma para bullyers, uma plataforma de pressão social, um impulsionador de ansiedade e uma ferramenta para predadores online. Esta lei é sobre proteger nossos jovens”, disse.
A proibição não penalizará pais e jovens que descumprirem a regra, mas responsabilizará as empresas por garantir a restrição de acesso. A data para a implementação ainda será definida, e as contas de menores de 16 anos serão desativadas assim que a medida entrar em vigor.
A Meta, dona do Facebook e Instagram, alegou que a exclusão de plataformas como YouTube e jogos online da proibição prejudica a efetividade da lei. A Snap sugeriu que a verificação de idade em dispositivos seria uma alternativa mais eficiente.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

China diz estar preparada para "qualquer tipo de guerra" contra os EUA

Trump volta a falar de tarifas e cita o Brasil em discurso no Congresso

Papa Francisco passou dia sem novas crises respiratórias, diz Vaticano

Presidente da Ucrânia se oferece para assinar acordo com os EUA e lamenta conflito com Trump

Esqueleto de 1.500 mil anos de mulher acorrentada é achado em Jerusalém

Ministro da Defesa de Israel ameaça abrir os "portões do inferno" em Gaza

Em contramão de Milei, indústria argentina vê oportunidades no acordo Mercosul-UE

Morre, aos 88 anos, o australiano considerado o maior doador de sangue do mundo

Zoë Saldaña se desculpa por possÃvel ofensa à representação do México em "EmÃlia Pérez"
