O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse nesta quinta-feira (13), que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedirá aos outros líderes do G7 que apoiem as negociações por um cessar-fogo em Gaza e reforcem a aceitação do grupo palestino Hamas a aceitar uma proposta apoiada por Israel.
Sullivan disse que o mundo deve incentivar o Hamas a aceitar a proposta e evitar um impasse. Desde uma breve trégua de uma semana em novembro, as repetidas tentativas de realizar um cessar-fogo fracassaram, com o Hamas insistindo em um fim permanente da guerra e na retirada total de Israel de Gaza.
O Hamas recebeu bem a proposta de cessar-fogo, mas insiste que qualquer acordo deve garantir o fim da guerra, uma exigência que Israel ainda rejeita. Israel descreveu a resposta do Hamas à nova proposta de paz dos EUA como uma rejeição total.
Sullivan disse que o Hamas apresentou uma proposta alterada com algumas pequenas mudanças que podem ser trabalhadas, bem como outras que não estavam de acordo com o que Biden havia apresentado ou que haviam sido adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU.
“Nosso objetivo é descobrir como preencher as lacunas restantes e chegar a um acordo”, disse ele, acrescentando que as discussões continuarão com o Catar e o Egito, que, por sua vez, trabalharão com o Hamas para chegar a um acordo o mais rápido possível.
Sullivan enfatizou que Israel está apoiando a proposta de cessar-fogo delineada por Biden em um discurso de 31 de maio.
Desde que o Hamas invadiu o sul de Israel em um ataque em 7 de outubro, matando cerca de 1.200 pessoas e levando mais de 250 reféns, a invasão e o bombardeio de Gaza por Israel já mataram pelo menos 37.000 pessoas, de acordo com autoridades de saúde do território.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Reino Unido traça plano para enviar suprimentos a Gaza e retirar crianças do local

Musk mandou Starlink desligar internet durante operação da Ucrânia contra Rússia em 2022

Estudantes morrem após desabamento do telhado de escola na Índia

Senadores norte-americanos classificam tarifas de Trump ao Brasil como 'abuso de poder'

Homem morre após confrontar policiais com faca em Campo Grande

Médico se declara culpado por morte de Matthew Perry, de Friends

Homem será indenizado em R$ 70 mil após ser flagrado nu pelo carro do Google Maps

JD1TV: Avião russo cai com 48 pessoas a bordo e não deixa sobreviventes

MP investiga falta de segurança em unidades de saúde de Campo Grande
