O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse nesta quinta-feira (13), que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pedirá aos outros líderes do G7 que apoiem as negociações por um cessar-fogo em Gaza e reforcem a aceitação do grupo palestino Hamas a aceitar uma proposta apoiada por Israel.
Sullivan disse que o mundo deve incentivar o Hamas a aceitar a proposta e evitar um impasse. Desde uma breve trégua de uma semana em novembro, as repetidas tentativas de realizar um cessar-fogo fracassaram, com o Hamas insistindo em um fim permanente da guerra e na retirada total de Israel de Gaza.
O Hamas recebeu bem a proposta de cessar-fogo, mas insiste que qualquer acordo deve garantir o fim da guerra, uma exigência que Israel ainda rejeita. Israel descreveu a resposta do Hamas à nova proposta de paz dos EUA como uma rejeição total.
Sullivan disse que o Hamas apresentou uma proposta alterada com algumas pequenas mudanças que podem ser trabalhadas, bem como outras que não estavam de acordo com o que Biden havia apresentado ou que haviam sido adotadas pelo Conselho de Segurança da ONU.
“Nosso objetivo é descobrir como preencher as lacunas restantes e chegar a um acordo”, disse ele, acrescentando que as discussões continuarão com o Catar e o Egito, que, por sua vez, trabalharão com o Hamas para chegar a um acordo o mais rápido possível.
Sullivan enfatizou que Israel está apoiando a proposta de cessar-fogo delineada por Biden em um discurso de 31 de maio.
Desde que o Hamas invadiu o sul de Israel em um ataque em 7 de outubro, matando cerca de 1.200 pessoas e levando mais de 250 reféns, a invasão e o bombardeio de Gaza por Israel já mataram pelo menos 37.000 pessoas, de acordo com autoridades de saúde do território.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Casa Branca confirma tarifas de 104% contra a China

Projeto que põe fim em reeleição é analisado pela CCJ

Brasileiro-palestino morre em prisão de Israel

Presidente da Coreia do Sul é destituído do cargo

Influencer é preso após invadir ilha que abriga 'povo mais isolado do mundo'

Médicos erram diagnóstico e mulher descobre ter menos de 24h de vida

JD1TV: Incêndio atinge Disneyland Resort

Tribunal da Coreia do Sul confirma impeachment do presidente e prepara novas eleições

JD1TV: Dois cães resgatam cachorrinho atropelado; assista
