Menu
Menu
Busca segunda, 12 de janeiro de 2026
Financial Lançamento
Internacional

Brasil apoia Portugal a implementar medidas de reparação histórica

Ministra Anielle Franco revelou o apoio em visita ao país europeu nesta quarta-feira

26 junho 2024 - 16h42Carla Andréa, com CNN

Durante sua visita a Portugal, a ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, disse que o país decidiu ajudar o governo de Portugal a implementar medidas de reparação histórica pela escravidão e o colonialismo, compartilhando experiências e boas práticas.

Pois em abril, o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou que Portugal era responsável por crimes cometidos durante a escravidão transatlântica e a era colonial - quando cerca de 6 milhões de africanos foram sequestrados e levados à força para atravessar o Atlântico, em navios portugueses, para serem vendidos como pessoas escravizadas, principalmente no Brasil - e sugeriu haver a necessidade de reparações.

Anielle Franco destacou que as declarações do presidente português foram importantes, porque, por muitos anos, os erros do passado não foram reconhecidos pelos detentores do poder.

“A reparação não se trata apenas de pagamento, a reparação é feita por meio de leis, políticas públicas, ensinamentos, dando visibilidade às pessoas, trata-se de construir um futuro mais digno”, disse.

Por outro lado, os comentários de Marcelo Rebelo de Sousa provocaram um debate nacional em Portugal e fortes críticas dos partidos de direita.

Os críticos da ideia de reparação dizem que os Estados contemporâneos não devem ser responsabilizados pela escravidão histórica. Já os defensores afirmam que é necessário agir para lidar com suas consequências, como o racismo sistêmico e estrutural.

Após as falas do presidente, o governo de centro-direita de Portugal pontuou que não iniciaria nenhum processo de reparação e, em vez disso, pediu cooperação.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Claudia Sheinbaum, presidente do México
Internacional
Presidente do México descarta invasão dos Estados Unidos
Sistema do TJMS -
Transparência
Mato Grosso do Sul registra avanço no Judiciário com 512 mil processos julgados
Ricardo Stuckert/PR e REUTERS/Kevin Lamarque - Proibido Reproduçã
Internacional
Presidente de Cuba reage a Trump e diz que país não será intimidado
Foto: Reuters/Wana News
Internacional
Protestos no Irã deixam mais de 500 mortos e elevam tensão com os EUA
Putin e Trump durante cúpula no Alasca
Internacional
Trump afasta operação contra Putin e defende pressão política dos EUA
O secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin
Internacional
Vaticano tentou negociar asilo para Maduro na Rússia, diz jornal
O Orechnik atinge velocidades de até 11 vezes a do som, cerca de 13,5 mil km/h, e sai da atmosfera, o que dificulta sua detecção e interceptação
Internacional
Putin lança míssil balístico de uso nuclear em ofensiva contra a Ucrânia
Lula e Macron se encontraram em Assembleia Geral
Internacional
Macron diz que vai votar contra acordo entre União Europeia e Mercosul
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Internacional
Senado dos EUA aprova resolução para barrar Trump contra Venezuela
Mulher foi morta a tiros
Internacional
VÍDEO: Agente de imigração atira e mata mulher em Minneapolis, nos EUA

Mais Lidas

Motociclista foi flagrado pelas câmeras de segurança
Polícia
AGORA: Motociclista que abusou de criança no Coronel Antonino é preso pelo Choque
Caso aconteceu em dezembro.
Geral
Episódio com ambulante leva à formalização de TCO envolvendo o vereador Élio
Foto: Freepik
Polícia
Criança é atendida em UPA com sangramento vaginal após passar o dia com pai e o amigo
Rede de fast food abre nova unidade neste sábado na Avenida Gunter Hans
Geral
Rede de fast food abre nova unidade neste sábado na Avenida Gunter Hans