A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou o impeachment do presidente Donald Trump nesta quarta-feira (13). O resultado já era esperado, uma vez que a Casa tem maioria democrata.
Agora, o afastamento definitivo de Trump depende do Senado, onde são necessários dois terços dos votos. Como o Senado está em recesso e Trump deixa o cargo no próximo dia 20, a definição não tem data para acontecer. Foram 231 votos a favor do impeachment e 197 votos contra.
O pedido formal de abertura do processo foi apresentado na segunda-feira (11) e colocou Trump, pela segunda vez em seu mandato — e a sete dias de sair da Casa Branca — sob o risco de ser removido do cargo.
A acusação foi apresentada após a recusa do vice-presidente Mike Pence de invocar a 25ª Emenda, que poderia resultar na remoção imediata de Trump do cargo por incapacidade de governo. A invasão ao Capitólio aconteceu em meio à sessão que confirmaria, formalmente, a vitória de Biden na eleição presidencial de 2020 e deixou cinco mortos.
É a primeira vez na história dos EUA em que um presidente é submetido a dois processos de impeachment — no primeiro deles, Trump foi condenado na Câmara e absolvido no Senado, de maioria republicana. A diferença agora é que, após a invasão do Capitólio, senadores republicanos anunciaram o rompimento com o presidente.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Após terremoto na Indonésia, 73 mortes são confirmadas

Vírus propagado por morcegos, pode ser a nova ameaça mundial a surgir na Ásia

Dólar fecha em forte queda de 3,29%, cotado a R$ 5,323

Pedido de impeachment de Trump é apresentado

Futuro primeiro-cão dos E.U.A será empossado em mega evento

Príncipe saudita anuncia cidade sem carros, "zero emissões de CO²"

Rainha Elizabeth e Príncipe Philip recebem vacina contra Covid-19

Boeing cai na Indonésia com 62 pessoas a bordo

Morre, aos 73 anos, Marion Ramsey, atriz de 'Loucademia de Polícia'
