O Chile realiza neste domingo (16) a eleição presidencial em um contexto marcado pelo aumento da criminalidade, que superou economia, saúde e educação como principal preocupação da população. Pesquisas indicam que 63% dos chilenos consideram o crime sua maior preocupação, colocando o país em segundo lugar entre 30 nações analisadas.
O pleito conta com oito candidatos, entre os quais se destacam:
Jeannette Jara (51 anos) é da coalizão governista e primeira candidata comunista na era democrática. Crescida em Santiago, iniciou sua militância na Juventude Comunista e se formou em Administração Pública. Foi subsecretária de Seguridade Social e ministra do Trabalho e Previdência Social, promovendo reformas previdenciárias, redução da jornada de trabalho e aumento do salário mínimo. Jara lidera pesquisas como favorita, defendendo segurança sem militarização e expansão de políticas sociais.
José Antonio Kast, político de ultradireita, já concorreu à presidência em 2017 e 2021, obtendo segunda colocação na última disputa. Descendente de imigrantes alemães, foi deputado e moderou seu discurso nesta campanha, focando em lei e ordem, imigração e combate à criminalidade, com propostas semelhantes às de líderes conservadores internacionais.
Johannes Kaiser (49 anos), congressista libertário e ex-comentarista do YouTube, ganhou destaque com críticas ao progressismo e defesa do livre mercado. Fundador do Partido Nacional Libertário, posiciona-se contra acordos internacionais e programas globais, atraindo entre 14% e 15% das intenções de voto e abalando o bloco de direita.
Evelyn Matthei, prefeita de Providencia e candidata de centro-direita, concentra esforços em atrair eleitores moderados e desiludidos, criticando cortes propostos por Kast. Seu apoio é maior entre mulheres, eleitores urbanos de alta renda e moderados, mas menor entre baixa renda e zonas rurais.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social

CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel

Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel

Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia

Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela

Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA


Os candidatos presidenciais Franco Parisi, Jeannette, Marco Enriquez, Johannes Kaiser, Jose Antonio, Eduardo Artes e Evelyn Matthei no debate final (Cristobal Basaure Araya/SOPA Images/LightRocket )




