Menu
Menu
Busca sábado, 13 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Internacional

Cineasta palestino vencedor do Oscar é atacado e preso por forças israelenses

Soldados de Israel o espancaram 'a noite toda', diz defesa

25 março 2025 - 18h07Carla Andréa, com UOL

O cineasta palestino Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário "Sem Chão", vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2025, foi atacado por colonos israelenses e, posteriormente, preso pelo exército de Israel na Cisjordânia ocupada.

Segundo ativistas, Ballal foi espancado enquanto estava sob custódia militar, nesta segunda-feira (24), quando a casa de Ballal, localizada na região de Masafer Yatta, foi cercada por colonos israelenses mascarados.

De acordo com o grupo Center for Jewish Nonviolence, os agressores quebraram vidros de carros, atacaram ativistas que estavam no local e invadiram a propriedade do cineasta.

Após o ataque, Ballal foi socorrido por uma ambulância, mas, segundo o diretor Yuval Abraham, seu colega no filme, soldados israelenses o retiraram do veículo, espancaram e o levaram preso.

As Forças de Defesa de Israel (FDI) negam ter detido qualquer palestino dentro de uma ambulância, mas confirmaram a prisão de três palestinos e um israelense, sob a acusação de "atirar pedras" contra as forças de segurança.

Tortura sob custódia

Ballal passou a noite detido em uma base militar israelense, onde, segundo relatos, foi espancado por soldados. A advogada Leah Tsemel, que conseguiu contato com o cineasta, afirmou que ele ficou algemado, vendado e foi agredido por dois militares durante toda a noite.

Atualmente, Ballal está preso na delegacia de Kiryat Arba, e ainda não há informações sobre sua possível liberação.

"Sem Chão": o documentário premiado

"Sem Chão", documentário dirigido por israelenses e palestinos, denuncia a destruição de comunidades palestinas em Masafer Yatta por forças israelenses.

O filme venceu o Oscar de Melhor Documentário neste ano e está em cartaz nos cinemas brasileiros, além de disponível para aluguel e compra em plataformas digitais.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Ilustrativa
Internacional
Homem morre após receber rim infectado com raiva em transplante
A BNPB alertou que o total de vítimas pode aumentar, já que socorristas ainda enfrentam dificuldades para acessar comunidades
Internacional
Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca
Internacional
Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina
Nicolas Maduro
Internacional
Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA
Agora, mais de 50,6 mil famílias devem ser beneficiadas
Geral
Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social
Governador Eduardo Riedel (PP)
Política
CCJR aprova licença de 18 dias para Eduardo Riedel
Benjamin Netanyahu em Jerusalém
Internacional
Pressionado por julgamento, Netanyahu solicita indulto presidencial em Israel
Passagem de ciclone deixa rastro de destruição na Tailândia
Internacional
Passagem de ciclone afeta quatro países e deixa quase 600 mortos na Ásia
Donald Trump, presidente dos EUA
Internacional
Vídeo: Trump fala em ofensiva terrestre contra o narcotráfico na Venezuela
Soldado é socorrido após ser baleado perto da Casa Branca
Internacional
Tiroteio perto da Casa Branca deixa dois militares feridos nos EUA

Mais Lidas

Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
A divulgação oficial dos nomes pré-selecionados ocorrerá no próximo sábado (13), durante o Natal na Praça Ary Coelho
Cidade
Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira