Menu
Menu
Busca segunda, 14 de abril de 2025
Gov Dengue Capa - Ab25
Internacional

Cinzas do Pantanal são exibidas por deputada durante sessão no Parlamento Europeu

Dados do Lasa/UFRJ apontam que o fogo já consumiu mais de 2 milhões de hectares do bioma somente neste ano

11 outubro 2024 - 16h11Pedro Molina
São Julião

A eurodeputada Anja Hazekamp apresentou, durante sessão no Parlamento Europeu na quinta-feira (10), que ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, um frasco contendo as cinzas dos incêndios que devastam o Pantanal.

“A cinza que tenho aqui vem do Pantanal [...] A Europa também tem isso em sua consciência. O que a Comissão [Europeia] vai fazer para proteger não apenas a Amazônia, mas também o Pantanal e o Cerrado?", disse a deputada enquanto segurava o frasco durante seu discurso.

As cinzas foram entregues pela Environmental Justice Foundation (EJF) a líderes europeus no mês passado como uma forma de se chamar atenção da comunidade internacional para a situação de biomas úmidos como o Pantanal.

Luciana Leite, Defensora da Biodiversidade e do Clima na EJF, também esteve presente e chamou a atenção para a situação dos biomas molhados no Brasil.

“O Pantanal é a maior área úmida tropical do mundo, e sua contribuição para a regulação climática beneficia a humanidade como um todo. Comprometer-se com a sua preservação apenas fortalece o compromisso urgente que devemos ter com o enfrentamento às mudanças no clima no mundo, mas também com a sobrevivência das comunidades e povos tradicionais e indígenas que vivem nesse ecossistema único”, disse Luciana.

A defensora também reforçou a necessidade de trabalho em conjunto entre a União Europeia e o Brasil durante a COP30, a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro de 2025 na cidade de Belém, no Pará.

À medida que nos aproximamos da COP30 em Belém, exorto os líderes brasileiros e europeus a trabalharem juntos para garantir o financiamento necessário para a proteção e recuperação que as áreas úmidas tanto precisam”, reforçou.

Pantanal já perdeu 2 milhões de hectares

Dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ), divulgados pelo Governo de Mato Grosso do Sul na quinta-feira (10), revelaram que o fogo já consumiu 2.346.775 hectares do Pantanal neste ano.

O número corresponde a um aumento de 1.630,3% das queimadas no bioma em MT e MS em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foram 6 mulheres a bordo dessa aventura espacial
Internacional
JD1TV: Com Katy Perry a bordo, Blue Origin completa voo ao espaço
Homem morre de câncer após médicos errarem diagnóstico
Internacional
Homem morre de câncer após médicos errarem diagnóstico
Foto: Getty Images
Internacional
Mísseis russos deixam 32 mortos e 84 feridos em cidade a nordeste da Ucrânia
Celulares e computadores estão isentos das tarifas de Trump
Internacional
Celulares e computadores estão isentos das tarifas de Trump
Na pesquisa, os cientistas usaram inteligência artificial para fazer uma análise genética do soro de pacientes
Internacional
Inteligência Artificial cria tratamento para paciente com doença rara
Casa Branca confirma tarifas de 104% contra a China
Internacional
Casa Branca confirma tarifas de 104% contra a China
Alexandre de Moraes, presidente do TSE, entrega diploma a Lula
Internacional
Projeto que põe fim em reeleição é analisado pela CCJ
Brasileiro-palestino morre em prisão de Israel
Internacional
Brasileiro-palestino morre em prisão de Israel
Presidente destituído da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol
Internacional
Presidente da Coreia do Sul é destituído do cargo
O influenciador Mykhailo Viktorovych Polyakov, de 24 anos
Internacional
Influencer é preso após invadir ilha que abriga 'povo mais isolado do mundo'

Mais Lidas

AGORA: Homem morre ao ser baleado em 'praça' do Caiobá
Polícia
AGORA: Homem morre ao ser baleado em 'praça' do Caiobá
Bolsonaro é transferido para hospital de Brasília e passa por cirurgia neste domingo
Geral
Bolsonaro é transferido para hospital de Brasília e passa por cirurgia neste domingo
Pitbull ataca e mata dona com mordidas no pescoço
Polícia
Pitbull ataca e mata dona com mordidas no pescoço
Homem morre após ser alvejado pelo cunhado em fazenda de Cassilândia
Polícia
Homem morre após ser alvejado pelo cunhado em fazenda de Cassilândia