A eurodeputada Anja Hazekamp apresentou, durante sessão no Parlamento Europeu na quinta-feira (10), que ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, um frasco contendo as cinzas dos incêndios que devastam o Pantanal.
“A cinza que tenho aqui vem do Pantanal [...] A Europa também tem isso em sua consciência. O que a Comissão [Europeia] vai fazer para proteger não apenas a Amazônia, mas também o Pantanal e o Cerrado?", disse a deputada enquanto segurava o frasco durante seu discurso.
As cinzas foram entregues pela Environmental Justice Foundation (EJF) a líderes europeus no mês passado como uma forma de se chamar atenção da comunidade internacional para a situação de biomas úmidos como o Pantanal.
Luciana Leite, Defensora da Biodiversidade e do Clima na EJF, também esteve presente e chamou a atenção para a situação dos biomas molhados no Brasil.
“O Pantanal é a maior área úmida tropical do mundo, e sua contribuição para a regulação climática beneficia a humanidade como um todo. Comprometer-se com a sua preservação apenas fortalece o compromisso urgente que devemos ter com o enfrentamento às mudanças no clima no mundo, mas também com a sobrevivência das comunidades e povos tradicionais e indígenas que vivem nesse ecossistema único”, disse Luciana.
A defensora também reforçou a necessidade de trabalho em conjunto entre a União Europeia e o Brasil durante a COP30, a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, que acontece em novembro de 2025 na cidade de Belém, no Pará.
À medida que nos aproximamos da COP30 em Belém, exorto os líderes brasileiros e europeus a trabalharem juntos para garantir o financiamento necessário para a proteção e recuperação que as áreas úmidas tanto precisam”, reforçou.
Pantanal já perdeu 2 milhões de hectares
Dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais/Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ), divulgados pelo Governo de Mato Grosso do Sul na quinta-feira (10), revelaram que o fogo já consumiu 2.346.775 hectares do Pantanal neste ano.
O número corresponde a um aumento de 1.630,3% das queimadas no bioma em MT e MS em relação ao mesmo período do ano passado.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Kim Jong-un pede que Coreia do Norte "intensifique" preparações para a guerra

Israel e Hamas voltam a negociar cessar-fogo na Faixa de Gaza

Chile registra terremoto de magnitude 6,1

Guiana afirma que sofreu três ataques vindos da Venezuela em período de 24h

Itália aprova lei que restringe a concessão de cidadania para estrangeiros

Juiz mantém condenação por "gatos" na Ceasa contra ex-diretor e eletricista

China irá isentar brasileiros de visto para viagens de até 30 dias ao país

Irmãos Menendez podem ser libertados após mais de 30 anos de prisão

Popular, Papa Leão XIV acumula mais de 9 milhões de seguidores em 24h no Instagram
