O líder norte-coreano, Kim Jong-un, supervisionou um grande desfile militar exibindo o novo míssil balístico intercontinental Hwasong-20, considerado pela mídia estatal KCNA como o “sistema de armas nucleares estratégicas mais forte” do país.
O evento ocorreu em comemoração ao 80º aniversário da fundação do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte e contou com a presença de autoridades internacionais, incluindo o premiê chinês Li Qiang, o ex-presidente russo Dmitry Medvedev e o chefe do Partido Comunista do Vietnã, To Lam.
Durante o desfile, a Coreia do Norte também apresentou mísseis balísticos hipersônicos, mísseis de cruzeiro, lançadores múltiplos de foguetes e drones suicidas, demonstrando avanços no arsenal militar do país.
Especialistas destacam que a série Hwasong dá à Coreia do Norte a capacidade teórica de atingir qualquer ponto do território continental dos Estados Unidos, embora haja dúvidas sobre a sofisticação do sistema de orientação e da resistência da ogiva nuclear.
No discurso, Kim elogiou as tropas e ressaltou que o heroísmo militar não se limita à defesa da Coreia do Norte, mas também se estende a “postos avançados da construção socialista”. Ele afirmou que o exército norte-coreano deve se tornar uma força invencível capaz de destruir todas as ameaças.
Além das demonstrações militares, o encontro de Kim com Medvedev reforçou a cooperação com a Rússia, especialmente em relação aos soldados norte-coreanos que lutam na Ucrânia.
A Coreia do Norte também assinou acordos de cooperação com o Vietnã em áreas como Defesa, Relações Exteriores e Saúde, reforçando laços políticos e estratégicos na região.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Aos 97 anos, morre James Watson pioneiro na descoberta da estrutura do DNA

Fogueira de Jateí é declarada patrimônio imaterial e cultural de MS

Justiça de Sidrolândia será a primeira a usar novo sistema eproc do TJMS

Acusada de mandar matar o ex no "tribunal do crime" é julgada hoje em Campo Grande

CPI no Senado vai apurar atuação de facções e milícias após megaoperação no RJ

Simone Tebet é homenageada durante Fórum da Rota Bioceânica em Campo Grande

Hamas pede ajuda para recuperar corpos de reféns israelenses

Pantanal sul-matogrossense será destaque na Visit Brasil Gallery em Nova York

Israel anuncia restabelecimento do cessar-fogo após ataques a Gaza

Mísseis intercontinentais da Coreia do Norte durante desfile militar (KCNA / Reuters)



