Um apagão na rede elétrica deixou grandes partes da Espanha e Portugal sem energia nesta segunda-feira (28), afetando desde aeroportos e estações de trem até empresas de telecomunicação, que também sofreram com interrupções.
Nos aeroportos e estações de trem de ambos os países, as empresas de transporte relatam atrasos e operações limitadas, enquanto na parte de telecomunicações, os portugueses e espanhóis sofrem com problemas generalizados para chamadas de voz, além de indisponibilidade das caixas postais e sistemas de pagamento.
Segundo a imprensa internacional, e relatos nas redes sociais, engarrafamentos também estão sendo enfrentados em grandes centros urbanos, como Madri, capital da Espanha, devido a problemas com semáforos.
A operadora da rede elétrica espanhola informou, por volta das 11h30 (horário de Mato Grosso do Sul), que já havia restaurado o fornecimento de energia para algumas regiões do país, no entanto, não conseguiu definir a causa por trás do apagão.
Já a operadora da rede elétrica portuguesa, a Redes Energéticas Nacionais (REN), disse que o apagão se deve a um fenômeno atmosférico raro conhecido como “vibração atmosférica induzida”, que ocorre quando oscilações de baixa frequência, entre 0,1 e 10 Hz, afetam os condutores e componentes da rede elétrica.
Essas vibrações têm origem na interação entre fenômenos elétricos e as condições climáticas, podendo gerar uma pequena descarga elétrica, com as partículas carregadas interagindo com o campo elétrico dos condutores, gerando ondas de pressão no ar e causando a vibração dos cabos e de outras partes da rede.
Ainda de acordo com a Ren, a restauração completa da rede elétrica portuguesa pode levar até uma semana.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Leão escapa de zoológico e ataca fazendeiro na Turquia

Número de mortos em enchentes no Texas sobe para 91, incluindo 28 crianças

Ex-ministro russo comete suicídio horas após ser demitido por Putin

Trump ameaça alinhamento do Brics e países membros respondem

JD1TV: Homem tenta impressionar amigos e morre ao saltar de cabeça em piscina rasa

Número de mortos em enchentes no Texas sobe para 67

Em recado aos EUA, Brics critica imposição de tarifas unilaterais

Banhistas voltam ao Rio Sena após 101 anos: Paris libera mergulhos durante verão

Tempestades no Texas deixam ao menos 27 mortos e dezenas de desaparecidos
