Um apagão na rede elétrica deixou grandes partes da Espanha e Portugal sem energia nesta segunda-feira (28), afetando desde aeroportos e estações de trem até empresas de telecomunicação, que também sofreram com interrupções.
Nos aeroportos e estações de trem de ambos os países, as empresas de transporte relatam atrasos e operações limitadas, enquanto na parte de telecomunicações, os portugueses e espanhóis sofrem com problemas generalizados para chamadas de voz, além de indisponibilidade das caixas postais e sistemas de pagamento.
Segundo a imprensa internacional, e relatos nas redes sociais, engarrafamentos também estão sendo enfrentados em grandes centros urbanos, como Madri, capital da Espanha, devido a problemas com semáforos.
A operadora da rede elétrica espanhola informou, por volta das 11h30 (horário de Mato Grosso do Sul), que já havia restaurado o fornecimento de energia para algumas regiões do país, no entanto, não conseguiu definir a causa por trás do apagão.
Já a operadora da rede elétrica portuguesa, a Redes Energéticas Nacionais (REN), disse que o apagão se deve a um fenômeno atmosférico raro conhecido como “vibração atmosférica induzida”, que ocorre quando oscilações de baixa frequência, entre 0,1 e 10 Hz, afetam os condutores e componentes da rede elétrica.
Essas vibrações têm origem na interação entre fenômenos elétricos e as condições climáticas, podendo gerar uma pequena descarga elétrica, com as partículas carregadas interagindo com o campo elétrico dos condutores, gerando ondas de pressão no ar e causando a vibração dos cabos e de outras partes da rede.
Ainda de acordo com a Ren, a restauração completa da rede elétrica portuguesa pode levar até uma semana.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Foguete Starship da SpaceX explode em teste de missão à Marte

Alerta consular informa não haver planos para repatriação de brasileiros em Israel

Israel ataca instalações nucleares e Irã ataca hospital durante a madrugada

Itamaraty reforça alerta para viagens a Israel e coordena evacuação de brasileiros retidos no país

Israel anuncia morte do chefe do Estado-Maior do Irã

Israel ataca complexo de TV estatal iraniana

Antes mesmo da posse, Claudinho já articulava esquema de corrupção, aponta GAECO

Dois terremotos atingem o Peru em menos de uma hora

Papa Leão XIV marca data para canonização de Carlo Acutis
